Solução: A.
Explicação:
Trava-se com o motor, usando a caixa de velocidades. Ao reduzir, ou seja, ao passar para uma mudança mais baixa, obriga-se o veículo a travar.
Imagine que transita a 120Km com a 5ª mudança engrenada. Se passar para 4ª, o veículo trava, sem ser preciso carregar no travão de serviço (pedal do travão).
A 4ª mudança tem mais força, que a 5ª. A 3ª mudança tem mais força que a 4ª, e assim por diante.
O motor de arranque serve apenas para pôr o motor a trabalhar, e não para travar. Fazemos isto antes de iniciar a marcha, ou se por alguma razão o motor se desligar. Se tentarmos ligar o motor de arranque com o motor a trabalhar, ouviremos um ruído perturbador. Estaremos a danificar o automóvel.
Nunca se deve desligar o motor com o veículo em movimento.
Se a explicação não convenceu, deixe um comentário a explicar porquê.
Explicação:
Trava-se com o motor, usando a caixa de velocidades. Ao reduzir, ou seja, ao passar para uma mudança mais baixa, obriga-se o veículo a travar.
Imagine que transita a 120Km com a 5ª mudança engrenada. Se passar para 4ª, o veículo trava, sem ser preciso carregar no travão de serviço (pedal do travão).
A 4ª mudança tem mais força, que a 5ª. A 3ª mudança tem mais força que a 4ª, e assim por diante.
O motor de arranque serve apenas para pôr o motor a trabalhar, e não para travar. Fazemos isto antes de iniciar a marcha, ou se por alguma razão o motor se desligar. Se tentarmos ligar o motor de arranque com o motor a trabalhar, ouviremos um ruído perturbador. Estaremos a danificar o automóvel.
Nunca se deve desligar o motor com o veículo em movimento.
Se a explicação não convenceu, deixe um comentário a explicar porquê.
Comentários
João Miranda
Se transitar a 100 Km/h e passar directamente para 1ª(se conseguir...) faria uma travagem muito brusca. Muito grande mesmo. Provalvelmente danificaria partes do automóvel.
Já agora não tente fazer isso, e muito menos com a marcha-atrás, por razões óbvias.
O que se faz, é ir diminuindo gradualmente as mudanças, até conseguirmos o resultado pretendido.
Todas as mudanças "têm força". Umas mais que outras, mas todas têm.
O instrutor.
a 100 km/h passar directamente logo para primeira??? e uns pistons novos não??
O motor serve de auxiliar na travagem. Usar o motor sem o travão, ou passar a usar mais o motor do que o travão não é o adequado.
As explicações anteriores servem para mostrar a quem não sabe o que é travar com o motor.
No entanto é importante salientar que isto serve apenas de auxiliar à travagem.
O instrutor.
Volto a dizer que a resposta correcta é a A.
Se a questão da sua escola for igual a esta, então está mal corrigida. Há uma pergunta de exame parecida com esta, e a resposta correcta é aquela que ensina o que se tem dito aqui neste post.
O instrutor.
Elogio a sua paciência, disponibilidade e também a iniciativa.
Parabéns e muito obrigada pela oportunidade e ajuda que dá.