Artigo 73º - Entrada e saída das auto-estradas


1 - A entrada e saída das auto-estradas faz-se unicamente pelos acessos a tal fim destinados.

2 - Se existir uma via de aceleração, o condutor que pretender entrar na auto-estrada deve utilizá-la, regulando a sua velocidade por forma a tomar a via de trânsito adjacente sem perigo ou embaraço para os veículos que nela transitem.

3 - O condutor que pretender sair de uma auto-estrada deve ocupar com a necessária antecedência a via de trânsito mais à direita e, se existir via de abrandamento, entrar nela logo que possível.

4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 250 a € 1250.
Quando um condutor faz uso dos máximos como deve proceder o condutor que circula em sentido contrário e que está a sofrer encadeamento? Deve também ligar os máximos ou dar sinais de luzes? 


Se pensarmos um pouco sobre o que diz o código da estrada, chegaremos à conclusão que não deveremos ligar os máximos, nem fazer sinais de luzes (supondo que fazer sinais de luzes seja ligar e desligar os máximos várias vezes).

Se consultar o apontamento sobre a iluminação verá que no cruzamento com outros veículos deverá usar os médios, e não pode utilizar os máximos.


Portanto, para responder corretamente a uma pergunta de exame, nunca deverá escolher uma resposta em que haja a opção de ligar os máximos ou fazer o tal sinal de luzes. Provavelmente a resposta correta será qualquer coisa como desviar o olhar da fonte luminosa, olhando para o chão na direção da berma da estrada, ou do limite da faixa de rodagem.


Na prática, o que a maior parte dos condutores costuma fazer é realmente um breve sinal de luzes, embora haja quem ligue os máximos e aguarde até o outro condutor desligar os dele. Julgo esta última opção totalmente errada, e a primeira (fazer um breve sinal de luzes)  embora também fora da lei, apropriada e não vejo que prejudique a condução do outro condutor. No entanto há que distinguir a nossa opinião da lei, e portanto a resposta a uma questão dessas é aquela que referi no parágrafo anterior.


Espero ter sido suficientemente claro, mas se não o fui deixe um comentário.

tenho o meu exame marcado. O que me aconselha a fazer? Sinto-me nervosa com medo de poder xumbar novamente.



dinerida disse:

quero saber a sua opiniao, tenho estudado muito. já nao leio o livro mas faço muitos testes, neste momento encontro-me a errar 2/1, assim sucessivamente. tenho o meu exame marcado ja para dia 25 deste mês o que me aconselha a fazer? Sinto-me nervosa com medo de poder xumbar
novamente..agradeço a sua resposta tenha um óptimo dia.




admin disse:

Que tipo de testes costuma fazer?


dinerida disse...

bom
dia!
os testes que eu custo fazer são os da pen que comprei na escola...e tenho feito os seus também durante esses dias!


admin disse...

A pen que comprou na escola, se é aquela que estou a pensar, tem 2 tipos de testes diferentes:

1º-Testes da segurança rodoviária
2º testes do imtt

Ambos são bons, mas se não quer apanhar surpresas no dia do exame deve fazer os testes do imtt.
O livro, ou os apontamentos devem ser sempre ser consultados. Não é necessário fazer uma leitura de capa a capa, mas deve sempre consultá-los após errar 1 ou 2 (ou mais) questões de um teste.

Volto a repetir, deve sempre consultá-los, mesmo que lhe pareça despropositado, pois pensa que já sabe a matéria. É na fonte que se bebe água pura.
Também não me disse quantos já fez, e quantos testes faz por dia?


dinerida disse...

ola!
boa tarde instrutor, resumindo o que me disse, cheguei a conclusao que tem razão, a pen é mesmo essa que mencionou mas eu tenhu feito da seguranca rodoviaria...diariamente tenho feito 10 a tarde e 5 a noite! normalmente de manha leio sempre o livro tentando perceber algumas coisas!
Tenho medo de poder xumbar novamente :(


admin disse.....

A partir de agora faça testes apenas do imtt. Este é o conselho que tenho para lhe dar. Faça ou continue a fazer os testes no OINSTRUTOR.COM


É habitual encontrar alunos que fizerem testes apenas da SR, e que depois reprovam no exame. O contrário já não é tão habitual.

É que se fizer os testes do imtt, no dia do exame não vai notar grande
diferença.

Já agora, leia os outros posts sobre este assunto em: testesde código, testes do imtt....


Relativamente ao medo, é normal sentir medo, ficar nervosa, ou ansiosa. Faz parte da vida. Continue a estudar e siga à risca os conselhos que lhe deixei, (não se esqueça que daqui para a frente são só testes do imtt) e vai ver que vai passar no código.



O instrutor

Como posso obter a sua ajuda sem ser via internet????


Não pode.

Por enquanto a única forma de ajuda que disponibilizo é pela Internet.

Exponha ponha bem as suas dúvidas. Pesquise bem o blog e o site do instrutor. Faça sugestões, especialmente se achar que há qualquer coisa que ainda não existe.

Esforço-me para esclarecer todas as dúvidas. Esforço-me por ajudar a todos.

Não desista. Continue. Vai conseguir.