Um condutor com carta B, com idade de 19 anos, pode conduzir veículos que pertençam à categoria A1?

A única alteração ao código da estrada relativamente à habilitação para conduzir motociclos foi estabelecida pela Lei nº 78/2009 de 13 de Agosto e aplica-se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria B que cumpram uma das seguintes condições:

  • Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
  • Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.
Portanto a resposta à pergunta é não, a menos que tenha licença para conduzir ciclomotores.


Aconselho a consulta dos seguintes documentos:

Há algum software de testes de exame teórico que recomende?


Recomendo que faça testes no site www.oinstrutor.com. É gratuito, tem as questões do imtt, e se tiver dúvidas pode pedir uma explicação.

Se não tiver ligação à internet, compre um programa qualquer. Andam todos à volta do mesmo. Se encontrar no entanto algum programa que permita fazer testes por temas, é sempre melhor.

C14a - Proibição de ultrapassar



C14a - Proibição de ultrapassar:
indicação de que é proibida a ultrapassagem de outros veículos que não
sejam velocípedes, ciclomotores de duas rodas ou motociclos de duas
rodas sem carro lateral.

Tirar a carta da categoria B antes dos 18 anos....

Neste momento a lei permite iniciar a aprendizagem da categoria B até 6 meses antes do aluno perfazer 18 anos.

O aluno pode ter aulas teóricas e práticas, mas não se pode propor a qualquer exame antes de atingir a maioridade.

Há quem faça publicidade dizendo que podem tirar a carta aos 16 anos. Não é mentira, pois as subcategorias A1 e B1 podem-se fazer a partir dessa idade.