Devo tentar desviar-me do perigo ou passar por cima?

Boa noite.
Tenho uma questão que me saiu à pouco tempo num exame que estávamos a fazer em aula.
Encontro-me numa via com duas faixas, e nestas encontro-me na da direita. Circulo a 80 km/h e deparo-me com um ramo de uma árvore. Devo me tentar desviar do perigo ou passar por cima?
Obrigada

Essa pergunta é uma pergunta que não faz parte das perguntas do imtt. Se circular a 80Km/h e vir o galho apenas naquele instante que se vê na imagem, quando reagir mudando de via já terá passado por cima do galho. Além disso a essa velocidade pode sair da estrada indo parar à berma tendo assim um acidente.

Pode parecer um pergunta esquisita mas tem uma lógica.

É evidente que o ideal seria ter visto o obstáculo com tempo, abrandar e contornar o obstáculo com toda a segurança.

O propósito da questão é fazer entender que a essa velocidade contornar um obstáculo repentinamente, pode ser causa de um acidente fatal. Certamente já terá ouvido de acidentes mortais por causa de um
animal ou outra coisa com menos importância, ter aparecido repentinamente na frente de um condutor.

Esta pergunta, como disse à pouco, creio que não aparecerá num teste de codigo do imtt.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns pelo seu blogue. Eu estou a tirar a carta e comprei a pen de testes do IMTT e esta pergunta aparece algumas vezes, a resposta que eles dizem correcta é passar por cima. Enfim são opiniões. Mais uma vez parabéns
O Instrutor disse…
Olá Cristina,

Atenção que o que comprou deve ter sido a pen da editora Segurança Rodoviária que tem os testes do imtt, e que também tem esta pergunta e muitas outras que não são perguntas do imtt.

Mantenho a minha explicação sobre a questão, e sobre a preocupação relativamente a aparecer ou não no exame. Se não é do imtt então não aparece no exame de certeza.

Seria bom se lesse o artigo seguinte: Quais são as perguntas mais importantes para exame?

Continuação de bom estudo.