Cruzamento de veículos

Eis o resumo de um apontamento antigo sobre estreitamentos da faixa de rodagem. Ajuda-vos a responder a perguntas do teste de código do tipo: Quem passa primeiro, quem vai a subir, ou quem desce? O pesado ou o ligeiro? Etc.

Em breve farei um video sobre isto, porque a tendência é errarem se eu não der uma explicaçãozinha sobre este assunto. Fica a promessa.


Comentários

Anónimo disse…
Boa tarde.
o primeiro esquema diz que se tiverem a mesma categoria cede quem sobe, mas no segundo esquema diz que se for numa inclinação acentuada cede quem desce. Qual a diferença?
Obrigada
O Instrutor disse…
A grande diferença é que no primeiro esquema é preciso recuar (fazer marcha atrás) e no segundo não.

No primeiro esquema se for preciso fazer marcha atrás, estiverem ambos à mesma distância e forem ambos os veículos da mesma categoria, então cede quem sobe. Porquê? O código não explica, mas será porque o condutor que sobe ao tirar o pé do travão o carro descai. Ou seja é + fácil para quem está a subir.

No segundo esquema, se os 2 veículos ainda não tiverem entrado no estreitamento (estão ambos fora do estreitamento), e estiverem numa via de inclinação acentuada então desce quem desce. Porquê? O código também não dá qualquer explicação, mas será porque o código diz que se deve moderar a velocidade nas descidas de inclinação acentuada. Ora o único que está numa descida é quem desce. Se tem de moderar, e se se coloca uma situação de cedência de passagem, então aproveita e cede passagem.

Cumprimentos.