Um itinerário principal (IP) é considerado via reservada a automóveis e motociclos?.....

Um itinerário principal (IP) é considerado via reservada a automóveis e motociclos? Quais são as vias reservadas a automóveis e motociclos? Na via equiparada a auto-estrada os limites são os mesmos que na auto-estrada?

Primeiro de tudo há que entender o que é um itinerário.
Consultei um dicionário e passo a citar o essencial: " descrição de viagem; guia; roteiro."

Ou seja, os itinerários principais (e complementares também) são um roteiro, ou melhor uma descrição de uma viagem de um ponto até outro.

A entidade responsável pelas estradas de Portugal, (talvez haja mais do que uma, não interessa), cria itinerários Principais e Complementares de interesse nacional.

Esses itinerários unem os pontos mais importantes do País.
Vamos imaginar que queríamos criar um itinerário novo, unindo várias cidades. No entanto, não havia auto-estradas suficientes para juntá-las todas do principio até fim do itinerário. Então era necessário usar as outras vias. Podíamos por exemplo usar uma estrada nacional, uma auto-estrada, e tantas quantas fossem necessárias. Ao conjunto destas vias chamar-lhe-íamos de IP 20, por exemplo.

Agora se lhe perguntassem qual era a velocidade máxima nesse IP, o que responderia?
Como não sabemos a que troço do IP, se refere a pergunta, então a resposta terá de ser a velocidade máxima referente às "restantes vias", que eu designei de "Fora" na minha tabela.

É verdade que há muitos troços de IPs ou ICs que serão auto-estradas ou até vias reservadas a automóveis e motociclos. Mas também é verdade o contrário.

Siga as seguintes regras para saber concluir quanto às velocidades máximas:

  • Só com o sinal de indicação H25 (rectangular de fundo azul e com automóvel) é que pode concluir que transita numa via reservada a automóveis e motociclos (via equiparada a AE), ou se estiver escrito no enunciado.
  • Se transitar em IPs ou ICs, e não lhe disserem mais nada no enunciado, ou não houver sinais que indiquem mais nada, então está "fora".
As vias equiparadas são as vias reservadas a automóveis e motociclos. As velocidades máximas são diferentes. Consulte os meus apontamentos de velocidade.


O instrutor.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito Obrigado pelo excelente post.

Anónimo disse...

Obrigado

O post foi esclarecedor!

Anónimo disse...

Aleluia q ja sei o q é uma via equiparada mt obg

Anónimo disse...

Suas explicações tiram todas as minhas duvidas...

Toda a informação é de louvar pela sua atitude em querer ajudar a esclarecer todas as duvidas aos seus leitores...

Simplesmente fantástico.

Anónimo disse...

Foram muito boas as resposta