Ultrapassagem

8 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, tenho uma dúvida. Posso fazer marcha-atrás ou inverter o sentido de marcha imediatamente antes de um túnel?


agradeço a resposta e parabéns pelo seu blog.


Nuno Antunes

admin disse...

Não é proibido por regra fazer as manobras de marcha-atrás e inversão de marcha imediatamente antes de um túnel.

No entanto, deve prestar muita atenção na situação em si, pois pode ser proibido por outra razão que não essa.

Deve garantir que não sinais a impedir essas manobras, nomeadamente, linhas continuas, sinais de proibição, obrigação e talvez outros.

Deve também verificar se o local é de boa visibilidade, pois se não for é proibido. Repare que normalmente antes de um túnel não se vê bem, pois nestes não há a mesma luminosidade que fora do túnel.

Lembre-se também que a marcha-atrás só pode ser realizada como manobra auxiliar ou de recurso.

O instrutor.

Daniel disse...

Não tenho a certeza mas penso que ha aqui um erro. Acho sinal de proibido ultrapassar que tem 2 carros não proíbe a ultrapassagem a motociclos("a", não estou a confundir com "de"). Digo isto porque num exame de código apareceu uma situação em que no mesmo poste tinha este sinal (2 carros) e o que proibe a ultrapassagem apenas aos motociclos (a mota e o carro), o que seria uma redundância se o 1º (dois carros) já proibisse a ultrapassagem a motociclos. segundo o meu instrutor de código a única forma de proibir a ultrapassagem a TODOS os veículos é com os 2 sinais no mesmo poste. Estarei confundido?

Daniel disse...

Ja agora... por acaso encontrei exactamente a questão de exame de que falava: é a terceira da pagina 29 do pdf de perguntas sobre sinais de proibição disponibilizado pelo imtt (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/PerguntasExames/Documents/Cat_B-I-73_2009.pdf).

admin disse...

Daniel,

Não concordo consigo, nem com o seu instrutor.

Primeiro erro é supor que seja proibido criar redundâncias no ambiente rodoviário. É comum fazê-lo, e vou-lhe dar um exemplo. À entrada das rotundas é comum ver o sinal de rotunda e o sinal que indica cedência de passagem. Embora só o último sinal indique que se deve ceder a passagem, as regras relativas à cedência de passagem indicam que o condutor deve ceder a passagem ao entrar numa rotunda. Porquê então colocar lá os dois sinais, se bastaria um? Mas porque não? É proibido fazê-lo? NÃO!

O segundo erro foi o de confiar mais em fontes indirectas, do que na fonte. Se tiver de beber àgua é sempre preferível ir à fonte. A fonte é a lei. Esta tirará qualquer teima, porque em última análise o que conta é o que está escrito na lei. O que importa a interpretação de terceiros?

Vamos então à lei. Consulte o seu livro (e atenção que também não é a fonte, mas neste caso pode confiar porque está exactamente igual), ou então consulte a lei.

Publiquei um novo post sobre este sinal. Carregue aqui.

A ultrapassagem é passar para a frente de outro veículo. Ultrapassamos outros veículos, portanto. O sinal proibe ultrapassar outros que não sejam aqueles referidos. Portanto esses podem ser ultrapassados. Se a dúvida era quem podia ultrapassar, ficamos na mesma. O que diz a lei? Diz que é proibido ultrapassar. Não diz a quem se refere. Não diz que que é proibido ultrapassar a ligeiros, ou a automóveis, ou a motociclos. Diz que é proibido ultrapassar, ponto. Isto para mim é suficiente. Todos estão proibidos de ultrapassar, a não ser que ultrapassem outros veículos de 2 rodas (para simplificar).

Espero ter sido suficientemente claro. Este sinal é realmente um pouco confuso e cria algumas confusões. Eu também no principio tive dificuldade em perceber.

Talvez seja por isso que colocam os dois sinais que referiu, em conjunto. Creio que assim não há duvidas de quem não pode ultrapassar. Embora ainda podessemos pensar que talvez os triciclos e quadriciclos pudessem ultrapassar, por exemplo.

É razoável, e importante haver um sinal que proíba a ultrapassagem a todos os veículos. É este. Indica proibição de ultrapassar.

Creio que há muitos condutores por aí que não sabem o que significa o sinal. A lei também podia estar um pouco mais clara. Ou então não criar excepções, que seria o mais simples a fazer.

Se o sinal indicasse apenas proibição de ultrapassar era fácil de entender, não era?

O instrutor.

Anónimo disse...

tenho uma duvida, numa ponte, numa via de dois sentidos, sentidos unicos, com linha descontinua, pode-se ultrapassar? Obg e cumprimentos, Zé Luis.

admin disse...

não é proibido.

O instrutor.

Anónimo disse...

Adoro, adoro, adoro! desde a tabela de velocidade, à das contra-ordenações, ao esquema das cedências de passagem, a este das ultrapassagens, fantásticos! OBRIGADÃO!!!!