Paragem e estacionamento

6 comentários:

Anónimo disse...

óla, chamo-me alexandre e estou quase para começar a tirar a carta :)e tenho duas perguntas.
o preço da carta não devia ser fixo? faço 18 dentro em breve e comecei a ver escolas ao pé de casa ou ao pé da faculdade e já reparei que em lisboa (telheiras)o preço da B é mais barato que na margem sul (faculdade do monte da caparica).
a outra pergunta é saber se posso estar a ocupar um lugar de estacionamento daqueles com máquinas de pôr moedas (parquimetros, acho eu)mas se estiver dentro do carro e se fôr para ficar dentro do carro tenho que colocar moedas? estou mal estacionado?
É que esta situação aconteceu com um amigo meu que já tem a carta e eu fiquei sem preceber se ele estava bem ou não.
Este blog é muito útil, bom trabalho

admin disse...

O mercado é livre, e é essa a razão de diferentes escolas praticarem preços diferentes.

Os lugares de estacionamento são destinados para estacionar, embora não seja proibido parar. Isto é, pode-se fazer operações de carga/descarga e apanhar/largar passageiros pelo tempo estritamente necessário.

Se a pessoa ficar dentro do carro, o veículo continua estacionado. Por isso, à letra da lei não pode.

Numa situação como esta, o que costuma acontecer é o agente da autoridade avisar que deve pagar, ou deve sair.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa tarde!
Tenho uma pequena dúvida.

Pelo que percebi apenas é proibido estacionar a menos de 20 metros dos sinais luminosos para os veículos que os tapam. Então eu com um automóvel mais baixo posso estacionar antes desses sinais?

Agradeço a disponibilidade,

Virgínia Rodrigues

admin disse...

Exactamente.

Pode fazê-lo até com o veículo encostado ao sinal, desde que não tire a visibilidade para o sinal, e não desrespeite outra regra do código.

Lembre-se que na maior parte das vezes os sinais apresentam-se à entrada de cruzamentos ou entrocamentos. Deve guardar os 5 metros destes locais.

Se, por exemplo, estivermos a falar do sinal de passagem para peões, este costuma estar immediatamente antes das "passadeiras". Lembre-se que deve guardar 5 metros para trás.

Portanto, não é proibido estacionar a menos de 20 metros para trás dos sinais, se o veículo não tirar a visibilidade, mas cuidado.

Numa situação teste, se perguntarem se podemos estacionar naquela situação, então temos de pensar em todas as regras. Basta haver uma regra infringida para o estacionamento ser proibido.

O instrutor.

Cátia Silva disse...

Estive a fazer um teste e uma das perguntas era a seguinte: "A que distância é proibido parar ou estacionar do sinal indicativo da paragem de veículos afectos ao transporte colectivo de passageiros?"
1. A menos de 25m para a frente e 5m para trás;
2. A menos de 5m para a frente e 25m para trás.
Ora acontece que eu coloquei a opção nº 1 e deu errado. Segundo aquilo que li nos seus apontamentos, é proibido estacionar ou parar a menos de 25m antes das paragens pelo que a minha resposta deu errado. Pode-me explicar, por favor? Esta regra aplica-se à paragem propriamente dita ou ao sinal azul de via reservada a veiculos de transporte público de passageiros? Estou muito confusa e vou a exame na Sexta e não quero ir com esta dúvida.
Obrigada pela disponibilidade.

admin disse...

Quando digo "antes" nos meus apontamentos quero dizer "para trás", ou seja do sinal até ao condutor.

Quando digo "depois" quero dizer para a frente.

O instrutor.