Solução da questão 87

Solução: A.

Explicação:
Trava-se com o motor, usando a caixa de velocidades. Ao reduzir, ou seja, ao passar para uma mudança mais baixa, obriga-se o veículo a travar.

Imagine que transita a 120Km com a 5ª mudança engrenada. Se passar para 4ª, o veículo trava, sem ser preciso carregar no travão de serviço (pedal do travão).

A 4ª mudança tem mais força, que a 5ª. A 3ª mudança tem mais força que a 4ª, e assim por diante.

O motor de arranque serve apenas para pôr o motor a trabalhar, e não para travar. Fazemos isto antes de iniciar a marcha, ou se por alguma razão o motor se desligar. Se tentarmos ligar o motor de arranque com o motor a trabalhar, ouviremos um ruído perturbador. Estaremos a danificar o automóvel.

Nunca se deve desligar o motor com o veículo em movimento.

Se a explicação não convenceu, deixe um comentário a explicar porquê.

9 comentários:

Anónimo disse...

As mudanças de força não são apenas a 1ª e a marcha atrás?

João Miranda

admin disse...

Bem, se perguntassem quais eram as mudanças de força, diria que são essas. Essas são as que têm mais força, e por isso usadas no inicio da marcha.

Se transitar a 100 Km/h e passar directamente para 1ª(se conseguir...) faria uma travagem muito brusca. Muito grande mesmo. Provalvelmente danificaria partes do automóvel.

Já agora não tente fazer isso, e muito menos com a marcha-atrás, por razões óbvias.

O que se faz, é ir diminuindo gradualmente as mudanças, até conseguirmos o resultado pretendido.

Todas as mudanças "têm força". Umas mais que outras, mas todas têm.


O instrutor.

Anónimo disse...

reduzir mudanças sem dar cheirinho de travao é meio caminho andado para a oficina...

a 100 km/h passar directamente logo para primeira??? e uns pistons novos não??

admin disse...

Tem toda a razão.
O motor serve de auxiliar na travagem. Usar o motor sem o travão, ou passar a usar mais o motor do que o travão não é o adequado.

As explicações anteriores servem para mostrar a quem não sabe o que é travar com o motor.

No entanto é importante salientar que isto serve apenas de auxiliar à travagem.

O instrutor.

Anónimo disse...

ja fiz um teste na minha escola de conduçao em que fazia exactamente a mesma pergunta e eu como ja tinha realizado esta pergunta no seu site, ja sabia a resposta correcta e deu mal... nao era a Resposta B daqui, mas sim a C... afinal? em que fico? por causa disto eu posso perder no exame...

admin disse...

A resposta correcta não é a "B" nem a "C".

Volto a dizer que a resposta correcta é a A.

Se a questão da sua escola for igual a esta, então está mal corrigida. Há uma pergunta de exame parecida com esta, e a resposta correcta é aquela que ensina o que se tem dito aqui neste post.

O instrutor.

Angela disse...

Este blog esta muito bom e ajuda-me bastante...
Elogio a sua paciência, disponibilidade e também a iniciativa.
Parabéns e muito obrigada pela oportunidade e ajuda que dá.

Sandra disse...

Excelente explicação. Muito obrigada! Já me tinha aparecido esta pergunta num teste que tinha feito na minha escola e não tinha percebido muito bem. Agora não me esqueço mais. Parabéns pelo site.

Anónimo disse...

Obrigado pela ajuda...nunca se arrependa e continue!!!.Carla