Solução da Questão 60

Solução: C.

Explicação:
Perante o sinal de paragem obrigatória deve-se parar sempre, independentemente de existirem ou não veículos a quem ceder passagem.
Depois de parar, devemos ceder a passagem a todos os veículos, e só depois avançar.

Neste cruzamento devo:
A - Abrandar para certificar-me se vem algum veículo, e avançar se não vier. Resposta errada. É necessário parar mesmo que não haja nenhum veículo.
B - Abrandar a marcha e ceder a passagem aos automóveis. Errada. É necessário parar. Não é suficiente abrandar.
C - Iniciar a marcha após certificar-me que não há nenhum veículo a quem ceder a passagem. Correta. Ao dizer que o condutor inicia a marcha está implícito que primeiro teve de efetuar a paragem.
D - Parar, e ceder a passagem apenas aos veículos que se apresentem pela direita. Errada. Tenho de ceder a passagem a todos os veículos, e não apenas aos da direita.

Se a explicação não concenceu, deixe um comentário.

4 comentários:

Anónimo disse...

é a d. Perante o sinal stop devo sempre parar. A mais correcta é a D apesar da referência aos carros da direita. Deve parar sempre e ceder a passagem a todos os veiculos, independentemente do lado que vierem.

admin disse...

A Resposta C também diz que o condutor para. Ou não?
Se vai iniciar a marcha, é porque teve de parar.

É verdade que tem de ceder a passagem aos da direita, mas não é só aos da direita.

Obrigado na mesma.

Anónimo disse...

Olá.
Descobri este blog e tem me sido muito útil.
Muitos parabéns pela partilha de conhecimentos.

Estou a estudar o código, e desde sempre disseram que numa questão destas devo escolher a resposta que diga perante o sinal stop devo sempre parar, pois é o que está na definição deste sinal.
Agora fiquei confusa com a explicação...

admin disse...

Veja a explicação logo no inicio, uma vez que a alterei para poder responder à sua pergunta o mais claro possível.