Solução da Questão 38

Solução: C.



Explicação:

Os prioritários são obrigados a parar perante o sinal vermelho, e perante o sinal de paragem obrigatória (stop).

O sinal vermelho é para os veículos que não vão mudar de direcção à esquerda, pois o cruzamento tem um sinal luminoso (amarelo intermitente) para quem quiser ir para a esquerda. Quem quiser mudar de direcção à esquerda pode avançar com precaução, sem precisar parar.

Portanto os prioritários também não terão de o fazer. Se o prioritário quisesse seguir em frente, ou mudar de direcção à direita, aí sim, era obrigado a parar.



Se a explicação não convenceu, deixe um comentário a explicar o porquê.

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde! Tenho uma dúvida nesta pergunta. o que se considera veículo prioritário? se for uma ambulancia em missao urgente de socorro nao tem de parar no vermelho pois nao?
Sofia

admin disse...

Sofia,

Um veículo prioritário é um veículo que transita em missão urgente de socorro, e assinala devidamente a sua marcha.

Até os veículos prioritários devem, têm o dever portanto, de parar nos sinais vermelhos. Depois pode avançar com o vermelho, desde que não ponha em perigo os outros utentes.

Neste caso particular, se o prioritário quiser virar à esquerda pode avançar sem parar. Aliás qualquer que mude de direcção à esquerda, pode avançar sem parar, mas precisa de avançar com precaução. Isto porcausa do amarelo intermitente.

Tenho que fazer um post sobre esta matéria. Tenho que arranjar tempo.

Espero ter ajudado.

O instrutor.

Klaudinha disse...

Esta pergunta saiu-me igualzinha num teste e errei pois pensei que o veículo prioritário tivesse de parar em ambas as direcções.
Muito bom mesmo este blogue!
O que mais acho confuso é os limites de velocidade para cada veículo, pois pelo quadro de estudar linha a linha fico um pouco confusa.

admin disse...

Klaudinha,

Não entendi muito bem a sua dúvida em relação a decorar as velocidades.

Sobre este assunto prefiro que faço um comentário nos apontamentos de velocidade, para que a informação fique organizada.

Obrigado.

o instrutor.

Diogo disse...

mais uma vez, parabens ao blog.
é genial poder fazer os teste s e ver a correcção e poder tirar duvidas

paz