Apontamentos: Placas, postes, ilhéus e dispositivos semelhantes

O condutor deve dar sempre a esquerda às placas, postes ou outros dispositivos colocados na faixa de rodagem, excepto nas seguintes situações:



  • Se transitar numa via de sentido único.
  • Se a placa não estiver colocada no eixo da faixa de rodagem.

Diversas situações

O primeiro caso que apresento é este: um veículo trânsita numa via de dois sentidos e encontra a placa ao eixo da faixa de rodagem. Ele deve dar sempre a esquerda à placa.

1º caso




--

O segundo caso que apresento é o seguinte: o veículo trânsita numa via de sentido único. Nesta situação ele deve dar a esquerda ou a direita, conforme for mais conveniente, isto é, deve dar a direita para ir para a esquerda, ou deve dar a esquerda para ir para a direita.



2º caso




No último caso, a placa não está ao eixo da faixa de rodagem. Neste caso, o condutor pode dar a esquerda ou a direita conforme for mais conveniente.

3º caso







Notas importantes




Não importa a forma das placas. Deve-se seguir as regras estabelecidas.



Antes de 23 de Fevereiro de 2005, as placas triangulares podiam ser contornadas pela esquerda ou pela direita. Agora não.



Atenção que pode haver sinalização que indique o contrário das regras. Nesse caso, seguimos as indicações (prescrições) da sinalização.



Por exemplo, o sinal indica que devemos contornar o obstáculo pela esquerda:


Confusões com a expressão dar a esquerda .....

Ao transitarmos por um rotunda, estamos a contornar a praça pela direita. No entanto ela fica do nosso lado esquerdo, e por isso diz-se que damos a esquerda.

Se pensarem em qual dos braços fica mais próximo da placa, então podem dizer que dão esse braço (lado) à placa.

Se caminharem de mão dada com outra pessoa, e ficarem do lado direito dela, é porque estão a dar a esquerda. Se tivessem que girar em torno dela, deixando essa mão o mais próximo possível dela, estariam a contorná-la pela direita.

Portanto:

  • "dar a esquerda" = "contornar pela direita"
  • "dar a direita" = "contornar pela esquerda"

Suposição errada:

Muitos alunos ao depararem-se com uma pergunta deste tipo, olham para a imagem e ao verem uma via relativamente estreita e uma placa relativamente larga, concluem de imediato que a via é de sentido único. ERRADO!!

Para saber que a via é de sentido único, tem de haver na questão o seguinte:

  • Sinalização que indique isso.
  • Palavras que indiquem o mesmo.

Caso contrário, temos que assumir que a via tem dois sentidos.

Geralmente....

Geralmente as perguntas de exame são quase todas do 1º caso. Não quer dizer que.....

Legislação

Para quem quiser consultar o código da estrada, pode carregar aqui.

23 comentários:

Rui disse...

Se muitos instructores explicassem desta forma tao simples o codigo da estrada.. O numero de alunos q chumbam no exame n era tao grande...
Exelente trabalho..
Obrigado

Duarte disse...

boas. eu tou adorar este blog. se eu soubesse, nao tinha comprado o livro e o cd multimédia.. se eu passar no código, pago-lhe o jantar. :) abraço
Duarte

André disse...

Acho exelente o seu trabalho. Muito obrigado. Isto sim é tornar a internet cada vez melhor!
Parabens.

Os melhores Cumprimentos.

Ricardo disse...

Em primeiro lugar tenho de agradecer por tudo que fez por mim sem sequer dar conta disso mesmo. Falo não só por mim mas por todos aqueles a quem disponibiliza gratuitamente o fruto do seu trabalho, para o qual é remunerado no seu dia a dia. Graças a este Blogue passei no código sem errar uma única pergunta, e neste momento já tirei a carta. Muito obrigado pela sua boa vontade em ajudar o próximo. Um bem haja e nunca desista do óptimo trabalho que tem feito... São pequenos gestos que mudam a vida das pessoas...
Obrigado

Ana Silva disse...

Bom trabalho. Obrigada!

Anónimo disse...

Adoro o seu blog. Com as suas explicaçoes consigo compreender tudo.

Muito obrigado e continue o bom trabalho.

Mónica disse...

Excelente explicação!!


Obg,MRAssunção

Anónimo disse...

Sr. instrutor, podem vir mais explicações!!

Deviam de todos explicar assim!!
Havia muitos menos alunos a reprovarem!!

cumprimentos

Ana Sofia disse...

Sr instrutor queria agradecer-lhe porque graças ao seu blog eu passei no exame de código com duas respostas enradas. muito obrigada

pedro martins disse...

estou a iniciar o meu codigo e nao quero outro blog... se houvesse outra palavra par alem do excelente era essa que a classificava para o seu blog. o meu muito obrigada... bom ano sr instrutor. abraço

Pedro disse...

Espectacular!

Obrigado pela ajuda, quando passar no exame, vou retribuir!

Anónimo disse...

Realmente Sr. Instrutor.. se todos os instrutores de código explicassem a matéria assim.. era tudo tão simples, que nem precisavamos de pegar no livro de Código.. e para além de ser um Blog grátis é um Blog MUITO BOM e muito bem CONSTRUÍDO. Está a ser muito muito útil e quero agradecer por esta boa vontade de querer mostrar o seu bom conhecimento de forma a todos o adquirirem.. Vou fazer exame de código na 2ª e este Blog está a ser.. algo divino, graças a si. Depois digo-lhe se passei e sei que se passarei será graças a este Blog.. :) Muito Obrigada e um BEM HAJA!! Realmente é bom ainda existirem assim pessoas no Mundo com tanta vontade de ajudar com a sua sabedoria, sem pedir nada em troca. Obrigada mais uma vez, Quica

sofia disse...

Desde que descobrir o seu blog,tem sido uma grande ajuda em entender melhor o codigo da estrada...esta um exelente trabalho pois vou passar o seu blog a amigos que tb eatao a tirar a carta...

OBRIGADO E CUMPRIMENTOS

Mafalda disse...

Muito, muito obrigada.

dinerida disse...

oii bom dia!
estou aqui lendo o seu blog e estou adorando0... axu muito interesante, pois eu ja xumbei duas vezes no codigo e entretanto desisti agora quero voltar a ter aulas novamente vou tentar a minha sorte espero poder contar consego sr.instrutor.
obrigada eu voub deixando as minhas duvidas que sao poucas mas sao duvidas.

dinerida disse...

bom dia!
cá estou novamente...venho dizer que todos os dias dou uma olhadela no seu blog, as duvidas de algusn tb sao as minhas por isso nem as esponho muito.
quero0 saber a sua opiniao, tenho estudado muito ja nao leio o livre mas faco muitos textes, nesse momento encontro-me a errar 2/1 assi susivamente, tenho o meu exame marcado ja para dia 25 deste mes o que me aconeselha a fazer me sinto nervosa com medo de poder xumbar novamente..agradeco a sua resposta tenha um optimu dia.

admin disse...

Que tipo de testes costuma fazer?

dinerida disse...

bom dia!
os textes que eu custo fazer sao os da pen que comprei na escola...e tenhu feito os seus tambem durante esses dias!

admin disse...

A pen que comprou na escola, se é aquela que estou a pensar, tem 2 tipos de testes diferentes.

1º-Testes da segurança rodoviária
2º testes do imtt

Ambos são bons, mas se não quer apanhar surpresas no dia do exame deve fazer os testes do imtt.

O livro, ou os apontamentos devem ser sempre ser consultados. Não é necessário fazer uma leitura de capa a capa, mas deve sempre consultá-los após errar 1 ou 2 (ou mais) questões de um teste.

Volto a repetir, deve sempre consultá-los, mesmo que lhe pareça despropositado, pois pensa que já sabe a matéria. É na fonte que se bebe água pura.

Também não me disse quantos já fez, e quantos testes faz por dia?

O instrutor.

dinerida disse...

ola!
boa tarde instrutor, resumindo o que me disse, cheguei a conclusao que te razao, a pen é mesmo essa que mencionou mas eu tenhu feito da seguranca rodoviaria...diariamente tenho feito 10 a tarde e 5 a noite!
normalmente demanha lêo sempre o livro tentando perceber algumas coisas!
tenho medo de poder xumbar novamente :(

admin disse...

dinerida,

pode encontrar a resposta ao seu comentário em: Sua resposta

Para comentar sobres esse assunto deve fazê-lo nesse post.

Obrigado.

O instrutor

dinerida disse...

bom dia!
instrutor, eu tenho seguido a risca os seus conselhos mas ontem fui a escola fazer exame la nos computadores deles e estava a errar 6 coisas que nao eh norma! pk eu na minha pen ja é muito raru errar isso me pois um pouco asustada...

admin disse...

dinerida,

Como lhe disse antes, deve comentar noutro artigo que não este. Basta carregar no link que lhe indiquei no último comentário.

Doutra forma não haverá resposta ....

Espero que compreenda.

O instrutor.