Esclarecimento de dúvidas

Esta mensagem serve para todos os que quiserem tirar dúvidas.

Se encontrar um artigo no blog diretamente relacionado com a sua dúvida pode e deve colocar a sua dúvida diretamente nesse artigo fazendo um comentário.

Qualquer dúvida colocada num artigo que não respeite o parágrafo anterior não terá qualquer resposta.

Caso contrário deverá enviar uma mensagem para: oinstrutor.com@gmail.com

DEVERÁ ENVIAR APENAS 1 DÚVIDA POR MAIL

Se a dúvida for referente a uma pergunta tipo teste, convém apresentar o seguinte:

1 - A pergunta do teste
2 - A imagem, ou uma descrição da mesma
3 - As hipóteses

Sem estas informações será dífícil esclarecer dúvidas deste tipo. Seja como for, enviem a vossa dúvida, e depois logo se vê.
Há quem envie para o meu mail, uma foto ou um print screen da pergunta de teste. É uma boa ideia.

Aguardo as vossas dúvidas,

O Instrutor.

179 comentários:

Anónimo disse...

Na seguinte questão diga-me qual é a resposta certa e o porquê.

"Na condução sobre carris dos eléctricos, os condutores de motociclos devem:
A) Evitar circular sobre os carris.
B) Passar sobre os carris, cruzando-os o mais possível numa trajectória diagonal.
C) Passar sobre os carris, cruzando-os o mais possível numa trajectória perpendicular."

admin disse...

Ao ler o inicio da questão, pela primeira vez, fiquei com a impressão que conduzia um eléctrico. (lembre-se que os veículos que designamos corriqueiramente por eléctricos, são na verdade, designados pelo código como veículos que se deslocam sobre carris. No entanto os motociclos não estão sujeitos a carris.

Julgo que a questão não é clara. Eu se tivesse que publicar uma questão deste tipo, não a colocaria desta maneira.

A resposta "B" é logo de descartar, pois se tivermos de cruzar os carris dos eléctricos, devemos fazê-lo na perpendicular.

Ficamos com a resposta C e a resposta A, que afirmam 2 verdades.

No entanto, como a questão diz que conduzimos sobre carris (expressão muito mal empregue!!!), a resposta "A" não faz sentido. É como dizer: se eu tiver que fazer qualquer coisa, então devo evitar fazê-la.

Resta-nos a resposta "C", que continua a ser verdadeira.

Para mim a questão está mal construída, mas pronto....
Deveria ser eliminada de entre os manuscritos.

Conheço o livro que publica essa questão. Todos os autores cometem erros. Não lhe dê muita importância. Preste mais atenção às outras questões mais semelhantes a esta, presentes no mesmo livro. Essas sim, estão correctas.

Aproveite e veja uma questão idêntica, aqui no blog, em: http://passarnocodigo.blogspot.com/2008/07/q40-se-um-condutor-de-motociclo-tiver.html

O Instrutor.

Anónimo disse...

Boa tarde senhor instrutor!
tenho uma duvida:
No caso em que apareca um sinal de perigo , por exemplo, o sinal de descida perigosa, e depois, por baixo desse sinal aparece um painel adicional com a informacao de 200m, gostava de saber se perante este painel adicional estou numa situacao em que faltam 200 metros para o perigo, ou se o perigo é de 200 metros.
Atenciosamente,
Ana

admin disse...

Ana,

Se o painel adicional tiver apenas a distância, então quer dizer que o perigo se encontra àquela distância.

Se o painel tiver a distância e 2 duas setas, uma de cada lado da distância, de baixo para cima, significa que, o que o sinal anúncia está naquela extensão.

O instrutor,

Anónimo disse...

Estando numa via de desacelaracao, e tendo o sinal de proibicao de ultrapassagem a automoveis, e limite de velocidade de 60 km/h, estou proibido de:
a)ultrapassar
b)inverter o sentido de marcha
c)circular a 70km/h

Esta pergunta apareceu me num dos testes online e a resposta é a b). nao entendo porque... tambem nao estou proibido de ultrapassar? e de circular a 70km/h?
Obrigado
Ana

Anónimo disse...

tambem gostava de acrescentar mais uma pergunta à anterior. perante esses dois sinais, estou proibido de ultrapassar, excepto os veiculos de duas rodas? a resposta é errado.. porque?
Ana

admin disse...

Ana,

Seria sempre melhor se eu pudesse ver a imagem, e ter acesso à pergunta palavra por palavra.

Os sinais só são válidos a partir do sinal para a frente. Por isso até chegar aos sinais, não é proibido de transitar a 70Km/h, nem ultrapassar.

Quanto a ser proibido inverter o sentido de marcha, a solução estará na imagem, que não tenho acesso. Possívelmente o condutor transitasse numa auto-estrada.

O instrutor.

admin disse...

Ana,

Em relação à sua pergunta, creio que a solução está errada.
No entanto poderá haver qualquer coisa na imagem que proiba a ultrapassagem a todos os veículos, sem excepções.

Por exemplo, se for um local de pouca visibilidade.

Uma forma muito simples de enviar todo o conteúdo da questão, é tirar uma foto. Depois envie a imagem para: instrutor.de.codigo@gmail.com

Gostava de ajudar mais, mas... é difícil sem ver todos os pormenores.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa tarde!
Gostava de saber perante o sinal de cedencia de passagem devo ceder a passagem a todos os veiculos, mesmoa aqueles sem motor?
Obrigado,
Margarida

admin disse...

É verdade.

Perante esse sinal devemos ceder a passagem a todos os veículos.
Isto porquê as prescrições da sinalização prevalecem sobre as regras.

É preciso é ter cuidado, e ver se os outros veículos também não têm o sinal de cedência de passagem.

Se assim for, então volta-se a aplicar a regra geral da cedência de passagem.

O instrutor.

admin disse...

É minha intenção publicar com regularidade.

O blog é no entanto mais do que uma fonte de testes com resolução.
Enquanto preparo um apontamento novo, não dá para publicar questões de exame. Além disso, existem várias categorias que precisam de questões novas.

Agradeço os vossos pedidos, e feed-backs.
Aqueles que virão depois de vocês, terão um legado maior.

Talvez estas palavras não sirvam de consolo, pois vocês precisam mais, e agora. No entanto, conto com a vossa compreensão.

Continue a passar por cá, para ver as novidades.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa tarde!
Gostaria de fazer algumas questoes de algumas alineas dos exames do imtt pois nao tem solucao.

A ambulância sai de um caminho particular assinalando
adequadamente a sua marcha(missao urgente de socorro), devo:
-Avançar, porque a ambulância sai de um caminho particular.
-Parar e ceder passagem.
-Parar, porque se apresenta pela direita.

Penso que a resposta correcta será a segunda ou tercera, mas acho que a mais correcta será a segunda pois é por se encontrar em missao urgente de socorro que devemos de ceder a passagem. Esta correcto o raciocionio?

A condução em condições atmosféricas adversas implica:
-Um aumento da distância de segurança.
-Uma diminuição da distância de segurança.
-Uma diminuição da distância de travagem.


Ao circular dentro de uma localidade devo,
obrigatoriamente, utilizar a via de trânsito mais à direita.
-A afirmação é falsa.
-A afirmação é verdadeira
a resposta correcta é a primeira?

Numa auto-estrada com 3 vias de transito no mesmo sentido, se circular na via mais a esquerda, circulo correctamente?
-Sim, porque existem outras vias de trânsito.
-Sim, porque existem veículos à minha frente.
-Sim, se estiver a ultrapassar.


Considera que o meio ambiente condiciona a circulação
rodoviária?
-Não.
-Sim, sempre.
-Sim, só de noite.


Obrigado, sofia

Anónimo disse...

Boa tarde mais uma vez!
Surgiu-me mais umar perguntinhas...

Como devo comportar-me perante o sinal de passagem de nivel com guarda?
-Circular a velocidade especialmente moderada e estar atento ao
posicionamento da cancela.
-Reduzir a velocidade e acender as luzes de cruzamento se a cancela
estiver fechada.
- Reduzir a velocidade e acender as luzes de presença se a cancela
estiver fechada.

Qual será a resposta mais correcta? penso que a correcta estara entre a primeira e a segunda... talvez a segunda esteja mais correcta?!

Sofia

admin disse...

Sofia,

Aqui vai o meu parecer sobre as soluções às questões que colocou:

1º questão (prioritário)
solução: B.
O seu raciocinio está correcto.a terceira está errada.

2º questão (condução em condições...)
solução: A.
se precisar de uma explicação diga.

3º questão (circulação dentro da loc.)
solução:A.
É falsa por diversas razões.

4º questão (se circular na AE com 3 vias de trânsito...)
solução:C.
Regra geral transitamos à direita, excepto para ultrapassar ou mudar de direcção. Se transitamos numa AE na via mais à esquerda sem ser por uma daquelas, estamos mal.

5ª questão (meio ambiente)
solução: B.
Então e dia, se estiver a chover? E até a fazer a sol?

6ª questão
solução: A.
Em sinais assinalados com sinais de perigo devemos moderar a velocidade. Como a passagem de nível tem guarda, devemos ter o cuidado de ver se ela está para baixo ou para cima.
A segunda e última estão erradas, porque devemos usar os médios na aproximação de passagens de nível se for à noite. De dia não.
Só há uma correcta.

Aliás isso do mais correcto não existe. Só existirá se a questão estiver mal construída.
Se tiver alguma questão em que pense dessa forma, talvez deva pedir o meu parecer.

Espero ter ajudado.

O instrutor.

Margarida disse...

Sr. Instrutor,
Tenho uma dúvida em relação à habilitação legal para conduzir.
No meu livro diz: "a carta de condução emitida a favor de quem não se encontre já legalmente habilitado para conduzir qualquer das categorias ou subcategorias de veículos nelas previstas tem carácter provisório e só se converte em definitiva se, durante os três primeiros anos do seu período de validade, não for instaurado ao respectivo titular procedimento pela pratica de crime ou contra-ordenação a que corresponda proibição ou inibição de conduzir".
Isto quer dizer que no meu caso, por exemplo, que não tenho nenhuma carta de condução, por isso não estou habilitada a conduzir, a minha carta é provisória durante três anos passando ai a definitiva se eu não comer um crime ou uma contra-ordenação que me iniba ou proíba de conduzir. Caso eu a cometa á minha carta mantém-se provisória até decisão superior ou aprovação em exame especial. As contra-ordenações aqui referidas são: duas graves ou uma muito grave. É isto?
O livro deixa-me confusa em relação ao português. Fico na dúvida se estou a interpretar bem o que lá diz.

Obrigada e cumprimentos

Anónimo disse...

Os condutores podem recusar submeter-se às provas para detecção do estado de influenciado pelo alcool?

A - Não
B - Sim, porque apenas sao submetidos ao teste, os condutores intervenientes em acidente.
C - Sim, se nao tiverem ingerido bebidas alcoolicas.
___________________________________

Como mudar/verificar o oleo do motor do veiculo?

A - Com o motor quente
B - Com o motor frio

Obrigado,
Moura (o comentario anterior tambem é meu).

Muito obg desde ja pela atençao

admin disse...

Margarida,

Após passar no exame prático (implica ter passado primeiro no teórico)fica habilitada a conduzir. Passa a ter um título de condução designado por carta de condução. Essa carta é provisória, ou seja tem carácter probatória, por 3 anos. Se nesse tempo cometer 1 crime rodoviário, ou contra-ordenação muito grave, ou 2 graves, (ou fique inibida de conduzir)a sua carta caduca.
É evidente que isso só sucederá se for condenada, ou seja a decisão seja definitiva. Por exemplo, comete um crime. Mas até ter transitado em julgado a carta mantém-se provisória. Porquê? Porque pode estar inocente.

É verdade também que a carta passa a ser definitiva após 3 anos, se não cometer aquelas infracções.
Cuidado, pois ainda pode "perder" a carta, mas isso é outra história.

É verdade que se "perder" a carta desta forma só poderá, ter outra novamente após 2 anos, e tenha que fazer exame especial.

Penso que não preciso saber tão ao pormenor para passar no código.
Veja o artigo 130 do CE, se quiser.

O instrutor.

Anónimo disse...

Na descrição de uma curva com um motociclo de 2 rodas:

A- à medida que a inclinação do veiculo aumenta deve diminuir a velocidade.
B- à medida que aumenta a velocidade deve diminuir a inclinação de veículo.
C- quanto maior for a velocidade maior será a inclinação do veículo.

Será que pode dizer qual é a resposta certa?
Obrigado, Catarina

admin disse...

Moura,

Solução às suas questões:
1A, 2B.

Sobre as velocidades, ando a trabalhar num video espectacular. Ainda não está pronto, nem faço promessas.

Em relação às categorias, se a sua escola tiver computador e programa de testes disponíveis, experimente fazer testes temáticos apenas com o capítulo VI.

Embora todos os capítulos sejam importantes, os cap III ao VI, apenas representam aproximadamente 15% do vosso teste. É verdade que podem chumbar se não souberem estes capítulos...
Sai 1 do capítulo VI.

O instrutor.

admin disse...

Catarina,

Solução à sua questão: C.

Numa curva, existe uma força que empurra os corpos em deslocamento para fora.
Quanto maior a velocidade, maior será essa força, chamada de centrífuga.

Para contra-balançar tal força e permitir que o motociclo não saia da sua trajectória, os motociclistas devem inclinar o veículo. Quanto maior o raio da curva, e a velocidade, maior deve ser a inclinação.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa tarde senhor instrutor!
Gostaria que me tentasse explicar da melhor forma, com exemplos e assim o sinal de proibicao de ultrapassagem de veiculos (aquele sinal em que tem dois veiculos ligeiros), pois ja me explicaram mas eu nao entendo certos exemplos.
obrg
Sofia

Margarida G. disse...

Sr. Instrutor,

Obrigada pelas suas respostas às minhas dúvidas anteriores. Fiquei esclarecida. Tenho algum receio de não passar no teste de código, pois já chumbei uma vez. Desta vez estou a estudar tudo.. talvez demasiado ao pormenor..
Ao ler sobre as contra-ordenações, a que se refere á não utilização do sinal de pré-sinalização de perigo quando obrigatório, pensei que falassem do triangulo, mas na contra-ordenação seguinte falam da sinalização de veiculo imobilizado (triangulo). Assim, não sei qual é o sinal de pré-sinalização de perigo que se referem.

Obrigada

Anónimo disse...

boa tarde!
As condições meteorológicas ou ambientais podem
obrigar-me a moderar especialmente a velocidade?
-Sim, mas apenas quando chove ou está nevoeiro.
-Sim, mas apenas quando chove, neva, está nevoeiro, há gelo ou é de
noite.
-Sim, sempre que a visibilidade é afectada.

para si qual a resposta correcta?

Obrg
Sofia

admin disse...

Sofia,

A resposta correcta é a C.
A palavra "apenas" nas primeiras respostas tornam-as incorrectas.

Quanto à ultrapassagem, já leu o apontamento sobre a ultrapassagem? Leia com cuidado a parte que explica o sinal de proibição de ultrapassar.


O instrutor.

admin disse...

Margarida G.,

O sinal de pré-sinalização é o que corriqueiramente designamos por triangulo.

Se me recordo, ou melhor, se compreendo bem, essa infracção mencionada logo a seguir é a falta de sinalização de veículo imobilizado por avaria ou acidente.
Se o veículo estiver avariado ou acidentado, quais são os sinais que se devem usar? Sinais de perigo de certeza, ou seja os 4 piscas.

A lei na lista de graves menciona os 4 piscas. Na lista de muito graves diz "a falta de sinalização de veículo imobilizado por avaria
ou acidente".

Espero ter ajudado. Continuo a achar que está a dar muita importância às contra-ordenações.

se quiser ver a lei veja: art145 e art146 do CE.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boas Sr. Instrutor!

Fui hoje a exame de codigo aqui em Lisboa no IMTT.

Passei, errei apenas 1 questão, achei o exame muito facil. Bem mais simples que os da escola :)

Para o pessoal que ainda nao fez o codigo, o conselho que posso deixar é que vão calmos, respondam a todas as questoes e depois voltem ao inicio conferir e ler cada uma delas. O tempo é suficiente!

Este blog tambem foi uma ajuda, continue, porque ccerteza está ajudar muita gente com o seu trabalho.
"Agora venha a condução" :)

Felicidades,
Moura

Anónimo disse...

boa tarde!
Gostaria de saber quais as diferencas entre uma rotunda e uma placa.
obrg
sofia

admin disse...

Sofia,

Há quem goste de chamar às rotundas, placas com trânsito em sentido giratório.
Não está correcto.

Veja a definição de rotunda no artigo 1 do CE,que acabei de publicar. Se quiser copie e cole o seguinte endereço:
http://passarnocodigo.blogspot.com/2008/08/artigo-1-definies-legais.html

Ou seja, uma rotunda é uma praça sinalizada com o sinal de rotunda.
Geralmente neste tipo de praças existem placas ao centro.

Numa praça sem sinais aplica-se a regra geral da prioridade. Ou seja, quem entra tem prioridade porque apresenta-se pela direita. Excepto se for um veículo sem motor, claro.

Parece estúpido, mas não é.
O que parece impossível é haver praças sem sinais.
E às vezes, uma das entradas da praça está sinalizada e outra não.

Grande confusão, especialmente se houver acidentes.

O melhor é praticar sempre uma condução defensiva.

Espero ter ajudado.

O instrutor.

Joana disse...

Boa noite senhor instrutor

Eu ando neste momento a frequentar as aulas de código, e durante uma conversa com o instrutor surgiu uma duvida!
Segundo o meu livro, nas Vias reservadas a automoveis e motociclos nao há limite minimo de velocidade ("Nestas vias os limites máximos de velocidade sao inferiores aos estabelecidos para as auto-estradas, por outro lado, INEXISTE um limite minimo de velocidade"), no entanto, o instrutor afirma que há e é de 40 Km/h. Ele disse-me que antes, este era o limite minimo tanto para as vias reservadas a automoveis e motociclos como para as auto-estradas, e com a actualizaçao do codigo da estrada apenas alteraram o limite das ultimas para 50 km/h.

Ja procurei no codigo da estrada actualizado, mas sobre limites minimos so falam nas auto-estradas.

Agradecia que me esclarecesse a duvida :D

Desde já obrigada

admin disse...

Joana,

Nas Vias reservadas a automóveis e motociclos não existe velocidade mínima obrigatória como regra. É evidente, que se houver sinalização, então aplica-se o sinal.

Publiquei o artigo 27 do CE. Vá à página inicial, e carregue no link do CE.

A informação ainda está um pouco caótica, mas para o caso serve. Leia o nº6 desse artigo. Para haver uma velocidade mínima nas vias em discussão, era necessário haver explicitamente o mesmo que para as AE.

Não há.
Espero ter ajudado.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa tarde.
Encontrei esta pergunta num teste on-line e gostava que me dissesse qual a resposta certa e porquê:
"Qual a velocidade máxima das máquinas industriais dentro das localidades?"
a) 30Km/h para máquinas sem matrícula;
b) 40Km/h;
c) 20Km/h

No site a resposta certa é a a) mas eu acho que a b) também está correcta.
O que é que me está a escapar?
Obrigada pela atenção e pela sua iniciativa.

admin disse...

"Qual a velocidade máxima das máquinas industriais dentro das localidades?"

Tem razão, a questão não está bem elaborada.

As velocidades de máquinas industrias com matrícula são: 40, 70, 70, 80.

As das sem matrícula são: 30, 30.

Se eu tivesse que escolher escolheria realmente a primeira hipótese, porque não sabendo a que veículo se refere, pode estar errada se se tratar de máquinas sem matrícula.

As questões deviam ter uma solução que não deixassem margem para erro. Infelizmente nem sempre é assim.

O instrutor.

Anónimo disse...

Bom dia Sr. Instrutor.

Tenho a seguinte dúvida.

- É considerada uma contra-ordenação grave o excesso de 30 km/h para automóveis ligeiros e motociclos fora dos localidades. Então quando transitamos em excesso de 30 km/h cometemos uma Grave, ou uma Leve? ( a contra-ordenação grave é só a partir de 30 km/h para cima? )

Agradeço a resposta.

Tiago

admin disse...

É considerada uma contra-ordenação grave o excesso de 30 km/h para automóveis ligeiros e motociclos fora dos localidades. Então quando transitamos em excesso de 30 km/h cometemos uma Grave, ou uma Leve? ( a contra-ordenação grave é só a partir de 30 km/h para cima? )

Cometemos uma leve. É grave quando excedemos o limite de velocidade em mais de 30Km/h.

O instrutor.

André disse...

Uma dúvida:
Clicar neste link para visualizar a imagem

http://img205.imageshack.us/my.php?image=hmnbombeg8.jpg


Sobre esta imagem a pergunta é a seguinte:
Nesta situação devo ceder a passagem ao veículo dos bombeiros.

->Certo
->Errado

Se me puder esclarecer, agradecia.

admin disse...

Nesta situação devo ceder a passagem ao veículo dos bombeiros.

André,

Na imagem que enviou, através de um link, vê-se perfeitamente que a via não é uma AE, nem via equiparada.

Repare no 1º sinal de fundo branco do lado direito: diz N334, salvo erro.
O condutor transita numa estrada nacional, logo não é uma AE, ou equiparada.

Portanto o condutor deve ceder a passagem, porque os prioritários apenas perdem a prioridade ao entrar em AE e vias reservadas a automóveis e motociclos, e aos veículos que saiam de passagens de nível.

Resposta: Certo.

André disse...

Obrigado pela explicação, compreendi, realmente não tinha reparado que não era uma AE.
Imagínemos que a situação exposta em cima se passava numa AE, a resposta seria Errado? Moralmente falando, deveríamos facilitar a entrada do veículo prioritário na AE, mas se seguirmos o código, deveríamos seguir em frente e não ceder a passagem?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Boa tarde, Sr. Instrutor :)

Tenho uma dúvida..
Nao sei se vi conseguir perceber pela minha tentativa de explicação..
Ora uma pergunta de um teste dizia:
"Este sinal informa-me que na via em que circulo nao podem transitar veiculos pesados"

A via nao tem qualquer sinal para alem do sinal que proibe o transito a automoveis pesados, o sinal esta do lado esquerdo da via.
Esta é divida por uma linha longitudinal contínua (pelo menos, na imagem,parece)

Pus que era certo mas a resposta é errada..
Não percebo o porquê mas tenho algumas suspeitas.
Caso não me tenha explicado bem, tenho a imagem guardada se precisar para me esclarecer esta questão.

Muito obrigado.

Aproveito para dizer que este site está espectacular, ja me tirou varias duvidas, é muito explicito e acessivel. Afinal, sempre há pessoas que gostam de ajudar :)

Raquel

Anónimo disse...

Boa tarde sr. Instrutor..
Tenho uma duvida.
Fiz um teste onde diz:

"O condutor do automovel pesado ao ser ultrapassado deve:

*Reduzir a velocidade e s necessario parar para facilitar a manobra"

Essa é a resposta certa.. Eu pensava que era, nao aumentar a velocidade e encostar-me o mais a direita possivel (que foi o que respondi).. E numa aula de codigo, o professor disse que o veiculo ao ser ultrapssado nao deve nem aumentar nem diminuir a velocidade, apenas manter se na mesma situaçao encostando-se mais a direita..
Pode-me esclarecer sff?

Obrigado
Ana*

admin disse...

"O condutor do automovel pesado ao ser ultrapassado deve:

*Reduzir a velocidade e s necessario parar para facilitar a manobra"


Dito desta forma, deixa algumas questões, pois isto nem sempre é verdade.

É necessário que a largura, o perfil ou o estado de conservação da via não permita a manobra em segurança, para que esses condutores tenham que fazer isso.

Nestas condições está correcto.

Não costumo dar muita enfase a esta regra, porque não julgo que seja uma pergunta de exame.

Consulte o artigo 40 que publiquei recentemente.

Pode fazê-lo fazendo uma procura na caixa que está no canto superior esquerdo do blog.

O instrutor.

admin disse...

Caro instrutor,

Enquanto fazia um teste de código, deparei-me com um sinal de informação/indicação que tinha um binóculo. A minha dúvida é: Que é que significa esse sinal?

Cumprimentos,

Nuno Pereira


Infelizmente ainda não tive tempo de fazer uma secção de sinalização.

Salvo erro só existe um sinal pré-definido que usa esse simbolo. É o sinal I5a - Area de repouso.

O simbolo do binóculo significa miradouro. Qualquer simbolo pode ser usado nos sinais de indicação ou de mensagem turistico-cultural.
Portanto podem-se criar variadissimos sinais com esse e outros simbolos.

O instrutor.

carla disse...

boa tarde!!
Já tive a ver os seus apontamentos em relação ao cruzamento de veículos, no entanto continuo com uma dúvida.
no cruzamento de veículos numa passagem estreita se a via for de forte inclinação deve ceder passagem quem desce, mas se for de pouca inclinação já deve ceder passagem quem sobe. É assim?
obrigado..
Carla

admin disse...

Carla,

Para responder à sua questão só tem de seguir as perguntas no fluxograma, do apontamento: "Quem tem prioridade num estreitamento?"

Vejamos, a via é de inclinação acentuada?
Mas esta não é a primeira pergunta que deve fazer.
A primeira é: é preciso recuar?
Se for preciso recuar, mesmo que se encontre numa via de inclinação acentuada, pode ter que ceder a passagem aquele que sobe, se este estiver mais perto do "entrada".
Nesse caso, é o que sobe, não porque sobe, mas porque tem de recuar menos.

Por isso, a melhor maneira é responder usando o fluxograma, as vezes que forem necessárias, até entender muito bem.

Estude melhor esse apontamento, tentando responder cada pergunta. Se ainda tiver dúvidas, volte a comentar.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boas, Muitos parabens por este blog..

Sr instrutor, no entanto tenho uma duvida, afinal quando 'e q devo utilizar as luzes de presença durante o dia? e 'a noite 'e so no caso da passagem de nivel?

admin disse...

Os mínimos usam-se apenas de noite, e enquanto aguardamos a abertura da passagem de nível. Ou seja, enquanto estiver o condutor imobilizado nessa situação. Se estiver aproximando-se da passagem ou atravessando-a, usam-se os médios.

O instrutor.

ana disse...

Boa noite... gostaria que me explica-se qual a diferença entre estacionamento abusivo e proibido.

Ana

Anónimo disse...

Boa tarde Sr.Instrutor

Nas seguintes questões quais as respostas correctas?

1-Ao circular numa auto-estrada, SOU OBRIGADO a ceder a
passagem à ambulância(assinalando a marcha de urgência) que nela entra?
Certo.
Errado.

2-Ao circular numa auto-estrada, DEVO ceder a
passagem à ambulância(assinalando a marcha de urgência) que nela entra?
Certo.
Errado.

3-Estou num cruzamento, sem qualquer tipo de sinalização vertical, e apresenta-se uma ambulância à minha esquerda assinalando a marcha de urgência. Sou obrigado a ceder a passagem à ambulancia?
Certo.
Errado.

Como poe ver faz-me confusão a utilização do "devo" e do "sou obrigado", fico sempre na dúvida.

Obrigado
Joao Silva

admin disse...

João,

As soluções às suas perguntas são:
1-Errado
2-Errado
3-Certo

Quando a lei diz "devo", quer dizer que é um dever, por isso é o mesmo que dizer "obrigado por lei".

O instrutor.

admin disse...

qual a diferença entre estacionamento abusivo e proibido.

Qual a diferença entre fazer um coisa que não se deve, e abusar? O abusar geralmente tem a haver com ultrapassar certos limites.

É verdade que um estacionamento proibido constitui ultrapassar certos limites permitidos. No entanto existem outros limites a partir dos quais a lei considera abuso. Por exemplo, vamos imaginar que um condutor estaciona na via pública correctamente. Tudo bem. A via é pública e podemos fazer uso dela, desde que correctamente. No entanto, se o condutor deixar o veículo a ganhar raizes, i.e., por muitos dias no mesmo sítio, não lhe parece um abuso? O código diz que em situações como esta, o estacionamento passa a ser abusivo a partir do 30º dia.

Como pode ver, nem é necessário que o estacionamento seja proibido para que seja abusivo.

Para o estacionamento ser proibido o veículo deve estar a infringir alguma regra código, nomeadamente os artigos 48, 49, 50, 70 ou 71. Creio que alguns destes artigos não estão ainda publicados. Para encontrá-los basta escrever o que pretende na caixa que se encontra no canto superior esquerdo.

Para ser abusivo é preciso estar estacionado de forma descrita no artigo 163. Veja o fim dos apontamentos de "Paragem e estacionamento".

Para um veículo poder ser bloqueado ou removido, precisa estar mediante certas condições. Às vezes pode ser proibido o estacionamento, e não ser legal remover o veículo. (veja novamente o mesmo apontamento)

Eu não daria muita importância a esta matéria, a não ser o essencial. Se quiser saber o essencial, consulte as perguntas do imtt, relativas a este assunto, através do link na página principal, ou carregando "Base de dados do IMTT" lateralmente.

O instrutor.

Fellipe disse...

http://www.imeem.com/people/1TF6Itk/photo/IcziaVUCOr/

Boas, podes me dizer se isto está certo? Os testes de codigo eu saquei do teu blog, penso que são de 2006. Pelo que sei, só se pode emitir sinais sonoros dentro das localidades em caso de perigo eminente.. Podes me explicar se isto é uma excepção ou será o exame estar desactualizado?

Obgdo e muito bom trabalho com o blog, estás de parabens!

admin disse...

Atenção que neste blog não existe possibilidade para tirar testes que não sejam gratuitos.

Não é possível alguém tê-lo feito.

Em relação à pergunta, conheço-a porque é um dos programas instalados na minha sala de aula.

Também conheço as questões do imtt, e penso que a maior parte dos criadores de testes de código inspiram-se nessas perguntas.

Experimente abrir o seguinte tema do imtt:
III e IV - Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Depois tente encontrar as seguintes questões:

página 31 pergunta 5
página 36 pergunta 1
página 51 pergunta 3
página 52 pergunta 1
página 54 pergunta 1 e 2


Há ou não há semelhanças?
O que tem de errada na terceira hipótese que enviou é que não deve manter a velocidade, mas sim moderar.

Eles consideram que pode haver um perigo iminente por não conseguir ver o suficiente.

Não vejo outra explicação.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa noite,
Surgiu me uma dúvida num teste.
Desde já seria mais fácil se enviasse a foto mas não sei como poderei fazer.
A dúvida é a seguinte: numa auto-estrada de 2 via com sinalização vertical de velocidade máxima 120 km/h e com linha longitudinal descontinua aparece um veiculo pesado e pergunta se posso ultrapassar. A resposta para meu espanto é não.

Os melhores cumprimentos,
João

admin disse...

Envie a imagem. Não é possível sem ver a imagem e a questão toda.

Ao invés de fazer um comentário envie para o meu e-mail que está logo no inicio deste post.

No teclado carregue em printscreen quando tiver a imagem que quer no ecran.

Depois abra um ficheiro de texto, por exemplo, e faça colar. Grave o ficheiro.

Ao enviar a mensagem anexe o ficheiro.

O instrutor.

Anónimo disse...

Já enviei o mail com a dúvida e a foto, aguardo resposta.
Cumprimentos

admin disse...

Penso que não recebi nenhum mail com a sua dúvida e imagem.

Envie novamente, a não ser que já tenha sido resolvida.

O Instrutor.

Anónimo disse...

Ola sr instrutor .

tenho uma duvida relativamente a cruzamentos de veiculos em vias estreitas ou obstruidas.

ja cliquei no link q tem aqui mas fiquei com a duvida na mesma .

por exeplo : numa via estreita , uma via de forte inclinaçao quem tem de ceder a passagem o que desce ou o que sobe ? ja li que era o que desce mas tambem ja li que era o que sobe :s

Obrigada
Catia :)

admin disse...

Cede quem desce se a via estiver obstruída dos 2 lados, se não for preciso recuar, e se a via for de inclinação acentuada.

Cede quem sobe se a via estiver obstruída dos 2 lados, se for preciso recuar, se os veículos estiverem à mesma distância da entrada, e se forem da mesma categoria.

O instrutor.

Anónimo disse...

Obrigada :)

Anónimo disse...

Mais uma perguntinha :)

No cruzamento de veiculos , li que qualquer vaiculo tem de recuar perante um veiculo prioritario .

mas so quando este circula em missao urgente de socorro ou em todas as situaçoes ?

Obrigada

Catia

admin disse...

Cátia,

Ao dizermos que um veículo é prioritário, já estamos a dizer circula em missão urgente de socorro.

Sim, é só se for nessa situação.

Se o veículo não for prioritário, então está sujeito às mesmas regras que todos os outros veículos.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa tarde!

Gostaria de saber se acha muito importante nós sabermos os pesos das crianças e as idades correspondentes a cada tipo de cadeira..
outra pergunta, a licenca de aprendizagem é de dois anos nao é? ou seja temos dois anos para tirar a carta...
obrigado
Joana

admin disse...

O que precisa de saber é o que está nos apontamentos de IPO, etc. Veja o fim deste apontamento.

Sim, a licença tem essa validade. Pode voltar a inscrever-se de novo ao fim desse tempo.

Pode também renovar a licença, se o fizer antes do fim da validade. Fica com outra por mais 2 anos, e não perde as aulas de código.

Atenção que o exame de código é válido apenas por 6 meses. Isto é, deve passar na condução nos 6 meses que seguem à aprovação da prova teórica.

O instrutor.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Anónimo disse...

Boa tarde...eu gostaria de saber qual é a diferença entre estar inibido de conduzir e proibido de conduzir..Obrigado

Anónimo disse...

Senhor instrutor.. eu tenho uma duvida..

Por exemplo, eu pus'm a tirar a carta de mota e de carro, ja fui a exame de codigo e reprovei..
s eu quiser anular a carta de mota agora eles dizem q tenho que pagar um papel qualqer e q nao m fica barato.. isso 'e possivel?
acho q me estao a tapar os olhos ...

Obrigado

admin disse...

Estar Inibido ou proibido de conduzir é práticamente a mesma coisa.

Se estiver inibido é por causa de 1 contra-ordenação grave ou muito grave.

Se estiver proibido é por causa de ter cometido 1 crime.

As proibições têm um mínimo de 3 meses e máximo de 3 anos.

As inibições têm prazos diferentes consoante for grave ou muito grave:
grave=>1 mês a 1 ano
muito grave => 2 meses a 2 anos

O instrutor

admin disse...

Senhor instrutor.. eu tenho uma duvida..

Por exemplo, eu pus'm a tirar a carta de mota e de carro, ja fui a exame de codigo e reprovei..
s eu quiser anular a carta de mota agora eles dizem q tenho que pagar um papel qualqer e q nao m fica barato.. isso 'e possivel?
acho q me estao a tapar os olhos ...


Não precisa de anular a carta de mota. Basta fazer o seguinte: quando for marcar o seu exame de código diga que quer fazer apenas o exame da categoria B. Eles que liguem para o centro de exames e dêm essa informação. É um procedimento normalíssimo.

Desta forma mantém a licença de aprendizagem da categoria A, mas opta por fazer apenas a categoria B.

Assim que passar, pode ir fazer o teste da categoria A.

O instrutor.

admin disse...

Boa tarde..
Tenho uma dúvida em relação à ultrapassagem. É possível fazer esta manobra perante uma linha contínua?

Obrigado.


Depende. Existe largura suficiente?
Se não existir, então é proibido ultrapassar. Se houver largura suficiente não é proibido.

O instrutor

Susana P. disse...

Boa tarde, se pudesse, gostaria que me esclarece-se esta minha dúvida,os IP (Itenerário Principal) e os IC(Itenerario Complementar) são semelhantes às auto-estradas, ou são "coisas" distintas, e se estas ( IC e IP) também limites de velocidade, se sim quais, e se nas localidades somos obrigado a circular pela direita, eu penso que, mas não sei o porque, obrigado

admin disse...

Susana,

Consulte as perguntas frequentes em :Um itinerário principal (IP) é considerado via reservada a automóveis e motociclos? Quais são as vias reservadas a automóveis e motociclos? Na via equiparada a auto-estrada os limites sao os mesmos que na auto-estrada?

Acerca de onde devemos circular nas localidades, consulte os artigos 13 e 14 do CE que estão puclicados no blog. Use a caixa de procura no canto superior esquerdo.

No entanto passarei a explicar. Regra geral o condutor deve conduzir o mais à direita possível, ...,
Se houver mais do que 1 fila de trânsito no mesmo sentido, deve-se usar a + à direita, excepto para ultrapassar e ....
No entanto dentro das localidades pode-se usar a via mais conveniente ao seu destino.

Tudo isto pode encontrar nesses artigos que lhe falei. Se tiver alguma dificuldade diga-me.

O instrutor.

Anónimo disse...

Preciso tirar uma dúvida, por favor...Fiz minha primeira licença de aprendizagem 06/11/06 val. até 03/11/2008. Fiz a porva teórica em 04/09/2008 porém por ter pouca frequencia às aulas tive que emitir outra licença... Emissão em 29/11/2008 , val até 04/11/2010. No exame de condução fui reprovada. Tenho ainda possibilidade de fazer outro exame de condução sem ter que refazer novamente o de código? ou terei que recomeçar tudo novamente?

Anónimo disse...

Ola!!

Tanho mtas duvidas a cera do exame de conducao queria saber quais sao as perguntas mais frequentes que saiem no exame!!Obrigada

admin disse...

Ao passarem no exame de código têm 6 meses para passar no exame prático. Se não conseguir fazê-lo, então tem de fazer o exame de código novamente, porque esse só é válido por 6 meses.

Se fez o código a 4/9/2008, então este só é válido até 6 meses depois, ou seja até 4/3/2009.

Sim, se quiser ter a carta de condução, tem que fazer o código novamente, visto o primeiro já não ser válido.

O instrutor.

admin disse...

siga o link de perguntas frequentes.

O instrutor.

Anónimo disse...

Olá fui ontem a exame de codigo e passei, os seus apontamentos deram muita ajuda, Obrigada é bom ter um blog que nos ajuda.

Anónimo disse...

Boa noite, vou tirar a carta de carro e Motociclo e tenho 18 anos. Gostaria de saber, por favor, qts lições de condução vou ter de mota, pois nunca andei...um amigo meu diz que são só 12, é verdade?
Obrigado!

admin disse...

Como tem 18 anos suponho que não vá tirar a A1.

Por isso é obrigado a ter 16 aulas prácticas e 4 teóricas.

O instrutor.

admin disse...

Boas, senhor instrutor, queria que me explicasse uma questao. Em que consiste dar a placa? ou pela esquerda ou pela direita, redondas ou triangulares, creio. Poderá explicar-me?

Já experimentou dar uma vista de olhos nos meus apontamentos?
Há 1 apontamento sobre esta matéria, leia-o e se ainda tiver dúvidas volte a postar.


o instrutor

admin disse...

... O meu instrutor falou que em relação aos minimos (ele quer que lhe chamemos luzes de presença) :)além da situação da passagem de nível que li abaixo, ele fala também que temos que os utilizar de noite em zonas mal iluminadas, é correcto isto?
Se sim, onde posso lêr sobre isto

continuação de um bom trabalho
Jenny


Consulte o artigo 61º que fala sobre as condições de utilização das luzes.

Aconselho-a a ler com atenção o meu apontamento: Iluminação de Veículos

Repare que dizer mínimos e luzes de presença não é exactamente a mesma coisa. As luzes de presença são as da frente e as de trás, e os mínimos são só as da frente. No entanto quando se ligam os mínimos acendem-se todas as de presença. Portanto não faz grande diferença dizer de uma maneira ou da outra.

Os meus apontamentos são um resumo dessa parte da matéria. A intenção é vocês não terem de ler tudo, e aprender apenas o essencial.

Foi de propósito que não coloquei no meu apontamento a obrigatoriedade de utilizar as luzes de presença durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m.
Repare que também existe a obrigatoriedade de utilizar os médios durante a paragem ou detenção da marcha do veículo.
A diferença é quase nenhuma, e pela minha experiência sei que a tendência será complicar este assunto. Sei também que este princípio não aparece nos exames, portanto para quê complicar?
Esqueça este assunto e siga em frente.

admin disse...

"todos os automóveis devem ter o sinal de pré sinalização de perigo"?

Sim, todos os automóveis devem ter o sinal de pré sinalização.

Consulte o artigo 88º e o meu apontamento sobre assunto(precisa procurar).

O instrutor

Anna disse...

Nas auto-estradas existem cruzamentos desnivelados.
Certo
Errado

Eu pus Errado e fui ver a resoluçao e dizia que era certo..
Nao percebi:s

admin disse...

A maior parte dos cruzamentos nas localidades são de nível , ou seja, são ao mesmo nível.

Nas AEs não existem cruzamentos desse tipo, ou seja, de nível. Os cruzamentos são desnivelados, porque quando a AE se cruza com outra via, faz-se a níveis diferentes. Os condutores que transitam na AE passam por uma ponte, túnel, ou outra forma, ou vice-versa.

Esta é uma das razões de a AE ser uma via rápida, pois desta forma quem lá transita não tem de abrandar sempre que há um cruzamento.

O instrutor.

admin disse...

"A não utilização de luzes médias em túneis, numa auto-estrada, é considerado:
A- Contra-ordenação leve
B- Contra-ordenação grave
C- Contra-ordenação muito grave"

A resposta correcta não seria a B? No teste que realizei nas soluções a resposta correcta era C, é assim mesmo?

Espero uma resposta, muito obrigada pela atenção!!
Veja as FAQ.

admin disse...

A Pergunta era a seguinte:
O que indica este sinal?
A-é proibido ultrapassar a todos os automóveis?
B-é proibido ultrapassar a todos os veiculos
C-é proibido ultrapassar pesados

Confusa a pergunta, pois pelo que sei só existem veiculos automóveis.
Espero que me esclareca, obrigada!
Existem muitos tipos de veículos, nomeadamente:
velocípedes, veículos de tracção animal, ciclomotores, motociclos, triciclos, tractores agrícolas, automóveis, e muito mais.

O que se pergunta referente às hipóteses a e b é: quais são os veículos que não podem fazer a manobra de ultrapassagem perante este sinal?

O que se pergunta referente à última hipótese é: Estes veículos podem ser ultrapassados?

Como não sei qual é o sinal, não é possível responder.

O instrutor.

admin disse...

.. posso usar os sinais sonoros se um veículo q estiver á minha frente n avançar e o sinal já estiver verde?A lei não permite.

Consulte:
-artigo 22º-artigo 23ºInfelizmente ainda não publiquei nenhum apontamento sobre o assunto...

O instrutor.

admin disse...

Podia-me esclarecer o que é um Itinerário complementar?Procure nas FAQ.
Se ainda tiver dúvidas, volte a postar.

o instrutor.

admin disse...

Olá. Gostaria de saber se uma pista obrigatória para uma dada categoria (cavaleiros por exemplo) torna impeditivo o trânsito na via destinada a esse efeito.
É proibida a utilização das pistas a quaisquer outros veículos, salvo para acesso a garagens, a propriedades e a locais de estacionamento ou, quando a sinalização o permita, para efectuar a manobra de mudança de direcção no cruzamento ou entroncamento mais próximo.

Consulte os artigos:
76º
77º
78º
O instrutor

admin disse...

tenho um cruzamento vou seguir em frente mas do meu lado esquedo tenho u carro da policia em missao urgente de socorro como proceder:
-manter a velocidade com as devidas precauçes
-parar, para ceder a passagem ao veiculo da policia?

A hipótese correcta é a última.

Se quiser saber quais são as repostas das outras questões que me pediu, envie uma mensagem para a minha caixa de correio.

O instrutor.

admin disse...

Perante o sinal de proibição de ultrapassar(C14a):
A - A manobra de ultrapassagem é proibida apenas se for necessário ocupar o lado esquerdo da faixa de rodagem.
B - É proibido ultrapassar.

Estive a estudar e não percebi bem este sinal, sei que posso ultrapassar uma mota por exemplo, mas posso ultrapassar um carro se o fizer no meu sentido de marcha?? por exemplo numa estrada com duas vias no msm sentido, ou com largura suficiente??? Obrigado
O sinal significa proibição de ultrapassar. O facto de podermos ultrapassar veículos de velocípedes, ciclomotores de 2 rodas, e motociclos sem carro lateral constitui uma excepção. Não pode utrapassar nenhum veículo que não seja um daqueles, por isso não pode ultrapassar um automóvel.
A primeira hipótese é disparatada.
o instrutor.

admin disse...

gostaria se perante o sinal de stop e triangular tenho de ceder passagem a veiculos sem motor, nos crusamentose entroncamentos, obrig

Afirmativo. Os condutores têm esse dever.
O instrutor.

Anónimo disse...

Boa tarde!

Ouvi dizer que os exames de codigo vao ser de 60 perguntas. é verdade?? quem já começou a tirar tambem pode sofrer com essa consequencia?

Obrigado
Ana

admin disse...

Não ouvi nada sobre esse assunto.

Se fosse verdade, então acredito que pelo menos eu já eu teria ouvido alguma coisa.

Geralmente as leis vão a discussão, depois vão a aprovação, e depois ainda demoram pelo menos 1 mês a entrarem em vigor.

Se houvesse 1 nova lei a esse respeito, então teria de se submeter a ela, se ainda não tivesse o código feito.

O instrutor.

cátia disse...

Bom dia,

Recentemente fui a exame de condução e aprovei.
A minha dúvida é se posso conduzir até chegar a carta, porque foi me dado pelo IMTT o "Título de condução" e refere nesse papel que so posso conduzir por um periodo de 30 dias após data de aprovação.

Podia esclarecer-me por favor?
Obrigada

admin disse...

Pode conduzir durante esse período sem qualquer problema.

Parabéns.

O instrutor.

admin disse...

Boa tarde a minha duvida é a seguinte?


Uma descida perigosa com 8% de inclinação significa que:

A Em cada 100 metros percorridos descemos 8 metros.

B Em cada 100 metros percorridos descemos 80 metros.

C Em cada quilómetro percorrido descemos 8 metros

A resposta correcta é a "A".

O instrutor.

Anónimo disse...

Gostava que me esclarecesse uma pequena dúvida...
nas vias públias de sentido único posso inverter o sentido de marcha??
o sinal proibição de inversão do sentido de marcha pode regulamentar uma via de sentido único??

Obrigado

admin disse...

Nas vias de sentido único é proibido a inversão do sentido de marcha.

O sinal de proibição de inversão de sentido de marcha regula apenas essa manobra.

Se esse sinal regulasse as vias de vias de sentido único, então este sinal não podia ser usado em vias de 2 sentidos.

O sinal pode ser usado em vias de 2 sentidos ou de sentido único, embora nas últimas não fosse necessário a colocação destes sinais. Embora não seja necessário, também não é proibido fazê-lo.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa noite sr. instrutor...

peço desculpa se causo algum incómodo, mas gostava de saber quais as condições para poder tirar a carta de condução visto que só tenho 17 anos! Gostaria de saber se já posso começar ou se e só apartir dos 18 anos e o que implica para que eu possa iniciar...

melhores cumprimentos, aguardo resposta:
Ana Gomes*

admin disse...

Consulte o seguinte artigo:


"Tirar a carta antes dos 18 anos..."

O instrutor

Anónimo disse...

Carissímo,

Necessito que me exlique o que é "travar com o motor"?

Será:

a . Reduzir a velocidade com auxílio do motor;

b . Moderar a velocidade sem auxílio do motor;


Eu escolherias a hipótese "a", será a correcta?

Obrigada
c . Utilizar o travão de serviço.

admin disse...

Consulte a seguinte questão: Q87

o instrutor

Anónimo disse...

quais sao as manobras que sao proibidas nas pontes? a manobra de marcha atras pode ser considerada uma manobra de recurso em todos os casos?

admin disse...

Nas pontes é proibido:

Parar, estacionar, inverter o sentido de marcha, e fazer marcha-atrás.

Numa ponte poder-se-á fazer marcha-atrás, excepcionalmente num caso de uma ponte estreita. Dois véiculos encontram-se no meio e alguém terá de fazer a manobra.

julgo não estar a esquecer-me de nenhuma outra situação.

O instrutor.

admin disse...

Boa tarde,

o que responderia a esta questão, tendo em conta que circulo numa autoestrada e tenho uma área de serviço a 30km.

Neste local devo moderar a velocidade, porque me
aproximo de uma área de serviço.
��
Certo ou errado


Patrícia


A resposta correcta é: Errado.

Não há nenhuma regra no Código que obrigue um condutor a moderar a velocidade na aproximação de áreas de serviço, e ainda por cima se elas estiverem a 30km distância.

O instrutor.

admin disse...

boa noite!!!!

durante as aulas de código já passei por aulas de dois professores....

e surgiu-me uma dúvida....

a não utilização de luzes de cruzamento num túnel é uma contra-ordenação leve ou grave?porque os dois instrutores contradizem-se, um diz que é leve e outro grave......

podia ajudar-me?

cumprimentos


Para esclarecer a sua dúvida consulte o seguinte post

Se ainda tiver dúvidas volte a comentar.

O instrutor.

Anónimo disse...

Espero que me possa responder à seguinte questão (tenho muita urgência). Estou dentro de uma localidade e tenho o sinal de perigo de estreitamento da via, a pergunta é: neste local sou obrigado a moderar a velocidade:
A) Apenas porque transito dentro de uma localidade
B)Apebas porque transito dentro de uma localidade e tenho o sinal de estreitamento da via.

Obrigado,
Daniela

admin disse...

Resposta correcta: B.

O código obriga-nos a moderar a velocidade em 10 situações, 2 das quais são nas localidades e na presença de sinais de perigo.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa noite, antes de mais parabens pelo seu blog, é muito util tem me ajudado bastante.

Tenho uma duvida, fiz um teste e esta pergunta nao consegui perceber o porque da resposta correcta. se me poder ajudar agradeço.

http://img23.imageshack.us/img23/4658/semttulonsu.jpg

admin disse...

Este tipo de sinais com as setas para baixo, na diagonal para um lado ou para o outro significam obrigação de contornar placa ou obstáculo.(pela esquerda ou pela direita)

Como seguiria este "sentido obrigatório"? Escavaria?

Usam-se muito estes sinais sempre que existem placas, como no exemplo que enviou. Neste exemplo a placa não é o sinal, mas a parte sobrelevada logo a seguir à raia, e que está cheia de ervas daninhas.

Portanto, deve contornar essa placa pela direita.

Já agora, se for possível conservar a imagem no local onde a guardou, era bom para todos os outros colegas.

O instrutor.

O instrutor.

Ana Rita disse...

Ola (:

Tenho uma dúvidazeca e não sei se já foi perguntada anteriormente.

A ponte 25 de Abril e o respectivo viaduto do norte têm uma legislação especifica, embora tenham especificações comuns ao trânsito das auto-estradas em algumas vertentes, a minha dúvida é se é também aplicável nas velocidades. Ou seja, se o trânsito na ponte 25 de Abril está condicionado às velocidades das auto-estradas.

Agradeco que me ajude nesta pequena dúvida (:

Um muito obrigada!

admin disse...

Na verdade também se aplicariam as regras referentes às AE não fosse o facto de a ponte ter sinalização vertical com limites diferentes. Pela Hierarquia das prescrições, a prescrições das sinalização prevalecem sobre as das regras.

O instrutor.

admin disse...

Ana disse...
boa tarde!

antes de mais muito obrigado pelo tempo que nos cede a esclarecer as dúvidas!

Na aproximação de uma passagem de nível, se a cancela estiver fechada, mesmo sendo de dia, devo acender as luzes de cruzamento?

obrigado!


Não. Só se for de noite.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa tarde!

Estava a fazer testes de código e deparei-me com esta pergunta.
Já analisei bem a imagem e não entendo o porquê de ser o velocipede a ceder a passagem, visto que nas rotundas têem prioridade. Está a resposta errada ou escapou-me algo?

Link para a pergunta

Cumprimentos e parabéns pelo blog!

admin disse...

Esta praça não é uma rotunda, pois não está sinalizada como tal.

Aplica-se portanto a regra geral da prioridade.

Veja também a Q30

O instrutor.

admin disse...

Boa tarde :)
Num teste que fiz apareceu me a seguinte questão
A distância de segurança entre veiculos em marcha:
a) tem que ser superior á distancia de paragem.
b)pode ser inferior á distancia de reacção do condutor.
c) pode ser inferior á distancia de paragem.

esta deixou me muito confusa, poderia dizer me qual a resposta certa e porquê?
obrigada, Cátia


A resposta correcta é a "a".

As distâncias são:

reacção + travagem = paragem (rtp)

Se for inferior a qualquer uma delas, então terá um acidente em caso de travagem súbita do veículo da frente.

Consulte o apontamento de "tempo de reacção e distâncias"

O instrutor.

Anónimo disse...

boa tarde sr instrutor tenho uma duvida... as marcas longinudinais separam as vias de transito ou sentidos de transito...

admin disse...

Geralmente separam vias de trânsito, mas também podem separar sentidos de trânsito.

O instrutor.

admin disse...

boa noite sr instrutor... tenho duas duvidas de duas perguntas de testes efectuados na escola.... a 1a é a seguinte:

as marcas rodoviarias de cor amarela podem regular a paragem e o estacionamento?
A-não nunca
B-sim em alguns casos...

eu respondi a b....


Instrutor:
Para mim essa hipótese está correcta, embora fosse necessário ver a imagem, pois se a imagem mostrar marcas amarelas que não regulem essas manobras, então a resposta "a" está correcta.

a 2a pergunte é a seguinte:

é proibido estacionar na faixa de rodagem quando esta esteja dividida por uma linha longitudinal cont?

A-sim,se entre o meu veiculo e a linha a distancia for de 2metros
B- sim se entre o meu veiculo e a linha a distancia for superior a 3m
C-sim

eu respondi a b porque deve-se deixar um espaço entre o veiculo e a linha de 3m... Me pode esclarecer isso por favor?

Obrigado Silvia


Instrutor:
A Sílvia conhece a regra, mas não leu correctamente a questão, pois a resposta correcta é a "a". Se sabe que precisa deixar pelo menos 3 metros, então se deixar 2 metros é proibido.
Atenção na leitura das perguntas.

Anónimo disse...

boa noite sr instrutor.... obrigado pela resposta.... a questao 2 foi msmu falta de atenção....vou começar a estar mais atenta... qto a questao 1 as marcas rodoviarias amarelas estavam na faxa de rodagem eram duas continuas adjacentes...... Seu blog esta ajudar-me tanto.... Obrigado...... Sílvia

admin disse...

As duas linhas continuas adjacentes não regulam a paragem e estacionamento.

Lá está, a resposta pode depender da imagem, e outras vezes não. Tudo depende da pergunta, ou da forma como esta está colocada.

Se tivéssemos confiado a 100% na pergunta, sem olhar para a imagem, teríamos errado.

Bom estudo.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa noite Sr. Instrutor, tenho uma dúvida sobre uma pergunta que me saíu no exame. Era uma imagem com um telefone SOS á beira da auto-estrada com a pergunta: posso parar numa auto-estrada? As respostas eram:
A)sim, mas apenas por breves instantes
B)não
C)Sim, a não ser que sejam nos locais destinados para o efeito.

Ora sabendo que não posso parar numa auto-estrada, fiquei na dúvida se podia ou não ao avistar a imagem do telefone SOS e a opção "C".

Por favor esclareça-me a questão.

Obrigado e boa noite.

admin disse...

A resposta correcta é realmente a "C".

Consulte a explicação no Freequizzes, e verifique se a questão não é aquela.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa Tarde!
Se eu tiver um sinal de proibição em que me proibido estacionar mas posso parar, porque é que junto a uma passadeira não o posso fazer? Os sinais verticais não prevalecem aos das marcas rodoviarias?

admin disse...

O sinal de proibição C15 indica proibição de estacionar. Não indica mais nada.

A passagem para peões é uma marca rodoviária que não proibe absolutamente nada.

É proibido parar ou estacionar a menos de 5 metros de uma passagem para peões porque existe uma regra que proibe, não porque a marca proiba.

Embora as prescrições dos sinais prevaleçam sobre as regras, não há neste caso qualquer conflito entre sinal e regra.

Repare, o sinal proíbe o estacionamento, e a regra proíbe a paragem e o estacionamento naquela distância. Não há qualquer conflito.

Mas imagine a seguinte situação: "passadeira" e um sinal de parque de estacionamento até à "passadeira".
Neste caso é permitido estacionar no parque a menos de 5 metros da "passadeira", embora a regra proíba.

Penso que o seu erro foi pensar que o sinal C15 autorizava a paragem, e pensar que a marca proíbia...

É claro que o sinal C15 também não proíbe a paragem, e pode fazê-lo, se não houver algo que o proíba.

O instrutor.

Alícia Simões disse...

Boa tarde, tenho exame amanhã e não sei se me conseguirá esclarecer esta dúvida atempadamente:

"O automóveis ligeiros podem possuir pré-sinalização?

A-Sim
B-Não"

Eu julgava que não, todavia o teste do sítio da segurança rodoviária diz que sim...

Desde já, obrigada =)

admin disse...

Alícia,

Julgo que transcreveu mal a questão. Procurei na base de dados do imtt, e encontrei uma, que penso ser a que estava a pensar.

Consulte este link, onde encontrará a sua questão publicada e explicada.

Boa sorte para o exame.

O instrutor.

Anónimo disse...

ola, estou com um enorme problema...apesar de saber bem muitas das regras de transito, raramente passo nos teste que faço, em cada dez passo 1(isso quando passo), não sei o que fazer pois quero muito passar no exame, mas queria certificar-me que sei tudo ou quase tudo...há algum truque?? ass:vando

admin disse...

Se apenas num teste em 10 testes, é sinal que ainda tem muito para aprender.

Sugiro que se registe em www.freequizzes.info. Depois de ter feito bastantes testes diga-me qualquer coisa para a minha caixa de correio: instrutor.de.codigo@gmail.com

Bom estudo.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa tarde, vou fazer o exame de código e tenho sempre a mesma dúvida. Quando uma ambulância ou o carro dos bombeiros circula em missão urgente de socorro e vai entrar na auto-estrada ou via equiparada são obrigados a ceder a passagem aos outros veículos que transitem na via?

Raquel

admin disse...

Raquel,

Todos os veículos sem excepção, ao entrar numa auto-estrada ou via equiparada têm de ceder a passagem.

O instrutor.

Rosarinho disse...

Boa noite, senhor instrutor,

Vi este blog de ajuda para candidatos a condutores, em situação de preparação para o exame de código.
Não sei se ainda presta esse tipo de ajudas mas resolvi tentar a minha sorte.
Tenho dificuldade em compreender a questão de contornar as placas. Quando dizem controlar pela direita/esquerda referem-se à minha direita/esquerda ou à direita/esquerda da placa? as placas são controladas por que lado?
Muito obrigada, desde já.

admin disse...

Consulte os meus apontamentos e lá encontrará a resposta.

Para facilidade siga o link: Contornar...

Kary disse...

Olha vim aqui para agradecer pelo blog, me ajudou muito, hoje passei com 0 erradas, parabéns pelo blog.

Anónimo disse...

Excelente! ajudou-me a passar no código!
Ja agora prevalece-me uma duvida, eu com 19 anos, nunca tive nenhuma licença nem outra categoria, com apenas a categoria B posso conduzir um ciclomotor com 50cc?

admin disse...

Apenas ciclomotores de 3 rodas. Com 2 rodas não pode. Não faz sentido, mas é assim.

o instrutor

Anónimo disse...

pode-se estacionar nas localidades? em que situaçoes se pode e em quais nao pode? a regra dos 3 metros é relevante?

admin disse...

Já consultou o meu apontamento sobre a Paragem e estacionamento?

Anónimo disse...

Boa noite, tenho uma dúvida e gostaria que me escarece-se vou no carro, e o meu instrutor manda-me passar de 3º para 4º e eu tiro sempre o pé do acelarador e ele diz para carregar na embriagem, mas ele diz que está mal, que 1º carrego na embreagem e depois é que quando vou por a mudança tiro o pé do acelarador, e o outro instrutor diz para tirar o pé do acelarador e por na embreagem, gostaria de saber qual dos metedos é o mais correcto,
Obrigado
Rita

admin disse...

Normalmente deve tirar primeiro o pé do acelerador e depois carregar a fundo na embraiagem, embora seja quase em simultâneo.

Se fizer ao contrário, isto é, carregar primeiro na embraiagem vai ouvir o motor a fazer um barulho anormal, pois não tirou o pé do acelerador.

No entanto há situações em que pode ser ao contrário (ou não), por exemplo ao fazer ponto de embraiagem, portanto é preciso ter cuidado ao fazer julgamentos. O meu conselho é que deve seguir o conselho do seu instrutor. Se acontecer algo estranho, ou que não perceba, então pergunte-lhe o que aconteceu.



O instrutor.

Carlos disse...

Boa noite Sr. Instrutor

Na seguinte questão tenho uma duvida.

"Encontro-me numa localidade, posso transitar a velocidade superior a 50 Km/h?

a) Não
b) Sim, mas apenas se circular com um veiculo ligeiro sem reboque"

admin disse...

reposta correta: Não

O instrutor.

Anónimo disse...

Este site ainda continua a ser actualizado? estou no codigo e queria saber se posso contar consigo para esclarecer duvidas :D

admin disse...

está atualizado sim.

Use o blog e tudo o mais à confiança.

Se precisar esclarecer uma dúvida, procure primeiro e se não tiver sucesso em coloque a sua questão.

O instrutor

Anónimo disse...

Boa noite, belo trabalho prestado. Obrigado por este blog!

A minha pergunta é a seguinte, pelo que entendo no codigo da estrada, diz que estamos obrigados a moderar a velocidade em curvas, entrocamentos, cruzamentos, lombas, rotundas e outros locais de visibilidade reduzida.
Isto é, sou estou obrigado a reduzir a velocidades nestes locais se os mesmos forem de visibilidade reduzida certo?
É que num teste, apareceu a seguinte pergunta, estou obrigado a reduzir a velocidade em todas as lombas eu respondi sim, e a respota era não. Por isso a minha pergunta.
Obrigado pela atenção e agradeço imenso a sua resposta se for possivel.

admin disse...

nem todas as lombas são visibilidade reduzida.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa noite, vou fazer mais uma questão.
Pode se realizar a manobra de inversão do sentido da marcha em curvas, entrocamentos, cruzamentos, lombas de boa visibilidade?
A mesma pergunta para a manobra de marcha-atras, pode se efectuar em todas as curvas, cruzamentos entrocamentos, lombas retundas de boa visibilidade?
Pelo que estou a ler no codigo da estrada é possivel certo?
Faço este tipo de perguntas derivado aos exames que tenho efectuado.
Muito obrigado pela sua atenção.

admin disse...

Nesses locais de boa visibilidade não é proibido, logo pode fazê-lo.

O instrutor.

Anónimo disse...

Boa noite, ao fazer mais uns testes, saiu me uma pergunta: posso estacionar na faixa de rodagem? com uma foto de uma estrada, em ambiente nocturno ao que tudo indica fora da localidade.
As respostas eram:
Sim
Nao
Eu respondi Sim, pois posso estacionar nas faixas de rodagem dentro das localidades, como a pergunta so se referia, posso estacionar na faixa de rodagem, como podia identificar se a pergunta era relacionada com a foto em questão ou no global.
Se me poder esclarecer agradeço.

admin disse...

Quando a questão não é específica quanto ao lugar, e a resposta depender desse facto, então só pode deduzir pela foto, e é assim que se costuma fazer.

O instrutor.

admin disse...

Um condutor com carta B, com idade de 19 anos, pode conduzir veiculos que pertençam à categoria A1?

consulte: este artigo

Anónimo disse...

Onde é que os automóveis ligeiros com reboque estão proibidos de circular a velocidade máxima superior a 80 km/h?
A Respota que me apareceu no teste foi nas estradas fora das localidades.
Mas a resposta correcta nao seria nas vias reservadas a motociclos, ja que ambos os veiculos tanto passageiros como mercadorias, estão limitados a velocidade maxima de 80km/h, isto com reboque, penso que a resposta que o teste me deu nao está correcta devido a todos os automoveis com reboque estarem limidados a velocidade de 70km/h fora das localidades.
Será que a minha ideia esta errada e a resposta a pergunta que o teste me deu está correcta?
Obrigado pela sua ajuda.

admin disse...

Envie a imagem da questão completa.

Pode fazê-lo para a minha caixa de correio que está no topo deste artigo.

Anónimo disse...

ola.
Numa rotunda eu devo ceder a passagem a todos os veiculos ou so aos veiculos a motorizados?
se um entrocamento eu me encontrar com uma ambulacia que circula em missao urgente de socorro e a ambulancia tiver um stop eu devo lhe ceder a passagem ou nao?

admin disse...

Não é possível simplificar a questão do ter que ceder só aos motorizados ou a todos, porque existem diversas situações. Por exemplo, se um motorizado estiver a sair de um caminho, tem de ceder a passagem ao não motorizado que circula na faixa de rodagem. O melhor é ler o meu apontamento sobre a cedência de passagem.

Um condutor ao deparar-se num entroncamento ou cruzamento, com um
veículo em missão urgente, deve-lhe ceder a passagem.

Mesmo que a ambulância tenha um stop, e por isso tenha que parar, ainda continua a ter prioridade.

O condutor deve esperar que a ambulância pare, e avançar apenas depois da ambulância.

O instrutor.

Anónimo disse...

se a minha licença de aprendizagem de rasgar o que faço?

admin disse...

partindo do pressuposto que não tem arranjo, pode pedir uma nova na escola de condução, ou diretamente no imtt. A 2ª hipótese é + barata, embora o provável será perder muito tempo em filas de espera. Sabe como é o atendimento público, não sabe?

O instrutor.

Hugo disse...

Boa tarde. É assim, eu passei no exame de condução dia 25 de Janeiro e desde então tenho a licença de condução, mas se bem percebi já expirou porque passaram os tais 30 dias após a aprovação. Mas ainda não recebi a carta de condução. Pelo que sei eles enviam uma carta para casa para depois se levantada nos correios. Quanto tempo demora a carta a ser enviada? É que já passou cerca de 1 mês

admin disse...

Vá à sua escola e explica a sua situação, e eles devem-lhe resolver o problema. Se não, vá diretamente ao imtt.

O instrutor.

Eduardo disse...

Boa noite. Agradecia que me fosse esclarecida uma duvida.
No caso circular numa auto-estrada com 3 vias no mesmo sentido, circulando eu descansado na via da direita se encontrar um veículo na via do meio sem ir a ultrapassar,ou seja, a cometer uma infraçao, nao posso seguir na minha via passando-o pela direita?
Agradecia a ajuda. Obrigado

admin disse...

É considerado uma ultrapassagem, e não é permitida pelo CE.

Numa situação dessas sugiro:
-ultrapasse pela esquerda;
-ou coloque-se ao lado do condutor prevaricador, e não desgrude dele até ele se chatear da sua presença. Geralmente acabam por acelerar e muitas vezes acabam por se colocar à direita.

Lembre-se que às vezes os condutores permanecem na via do centro por distração.

O instrutor.

mojo pin disse...

Boa tarde,
Tenho uma dúvida que, apesar de poder ser óbvia, gostaria ainda de a fazer.
Quando nos apresentam a tabela de velocidades instantâneas máximas dentro e fora das localidades, ae e vias reservadas a automóveis e motociclos, dizem de seguida que há a possibilidade de em determinadas situações estes limites serem maiores ou menores. Surge aqui a minha dúvida: Apesar de poderem ser maiores, numa ae nunca poderão ultrapassar os 120km/h para todos os veículos, dentro das localidades os 50 km/h ,nas vias reservadas os 100km/h e foras das localidades os 90 km/h ?

Obrigada pela atenção!

admin disse...

Esta é uma questão muito pertinente, e que poucos se apercebem das consequências.

O código diz que se podem estabelecer limites diferentes recorrendo à sinalização, e as prescrições da sinalização prevalecem sobre as do código.

No entanto nunca vi nas AEs a utilização de limites superiores a 120km/h, mas se pensar um pouco vai concluir que esta questão levanta outras dúvidas, que eu prefiro não abordar...

O instrutor.

Rita Cavalheiro disse...

Pode-se fazer inversão de marcha quando se está parado numa passagem de nivel?

Anónimo disse...

Tenho uma dúvida, as viseiras fumadas nos motociclos podem alterar a visão cromática?
Obrigada

O Instrutor disse...

Sim pode.

Embora as viseiras fumadas possam ser de muitos tipos, a verdade é que elas alteram as cores. Portanto afetam a visão cromática. Os óculos escuros fazem a mesma coisa.

Cácá disse...

OBRIGADA POR TUDO O Q FAZ NESTE BLOG. AJUDOU-ME BASTANTE. TB PASSEI NO CÓDIGO, E FOI AQUI Q ENTENDI MT COISA.
CONTINUE!
FORÇA**

Anónimo disse...

Estou parado devido a um sinal de stop, devo de ceder passagem a um velocipede?

É que numa pergunta do imtt a respostas possiveis era
Certo
Errado

Escrevi certo e era errado.

O Instrutor disse...

A imagem costuma conter pormenores importantes para responder corretamnte.

Por exemplo, se o velocípede tiver o sinal de cedência de passagem, ou um stop, então é o velocípede que deve ceder a passagem.

Anónimo disse...

Existe alguma diferença no comportamento que tenho de ter perante uma passagem de nível com ou sem guarda? Se é de noite ou de dia?
Ia jurar que tinha "aprendido" que tinha de ligar as luzes de presença nas passagens de nível, mas li num dos comentários em cima que não.
Pode ajudar-me por favor? Tenho exame daqui a 2 dias!!!

Hugo.

O Instrutor disse...

Obrigado pelo seu post. Agradeço que siga o seguinte link:

apontamento sobre iluminação (preste atenção à parte referente às condições de utilização das luzes)

Consulte-o com atenção e se ainda tiver dúvidas, então coloque as suas dúvidas nesse artigo:

Leia também os comentários nesse artigo.

Anónimo disse...

Olá outra vez!!!
Tenho mais duas perguntas!!

http://prntscr.com/34di7u (Então, o velocipede vai virar à esquerda, o veiculo de tracção animal deixa de ser o ultimo a passar?)

http://prntscr.com/34dhm2 (Porquê parar e não ceder a passagem?)

Hugo

O Instrutor disse...

Hugo,

Encontrará na questão Q28 a resposta à sua segunda dúvida. Esta questão é semelhante.

Leia também com atenção este artigo: Esclarecimento de dúvidas para entender as regras para esclarecer dúvidas.

Bons estudos.

Anónimo disse...

Boas, tenho uma dúvida na seguinte questão:
Regra geral, durante a realização de uma curva, a velocidade deve:
A) Aumentar gradualmente e, por sua vez, diminuir progressivamente a inclinação do veículo.
B) Diminuir gradualmente e, por sua vez, aumentar progressivamente a inclinação do veículo.
C) Manter-se constante, bem como a inclinação do veículo.

O Instrutor disse...

Esta questão é de motas certo?

Resposta correta é c). ao fazer 1 curva há uma força centrifuga que nos empurra para fora. É preciso dar uma certa inclinação para dentro da curva para contrariar essa força, de forma a haver um equilíbrio. Quanto mais velocidade, maior a força centrifuga e portanto maior deve ser a inclinação. Se mantivermos a velocidade constante, a inclinação deve ser também constante.

Espero ter ajudado.

Anónimo disse...

Boa noite, a minha dúvida é a seguinte: Após a 15ª aula de condução mudei de instrutor e já tive aula com o novo instrutor que me foi atribuído. Eu gostaria de saber se no dia do exame prático o instrutor que me vai acompanhar é o instrutor com que eu iniciei as aulas práticas ou o instrutor com que eu as finalizei. Obrigado

O Instrutor disse...

Se não disser nada, o mais provável é ser o último instrutor a dar-lhe as aulas que leve o aluno a exame. No entanto, se tiver uma preferência, faço-o saber à secretaria da escola. As escolas de condução por norma tentam sempre agradar o aluno.

Podem haver muitas razões para uma escola mudar de instrutor ao aluno, por exemplo o instrutor vai de férias, cessa o contrato, muda de horário, etc.

Coloque esta questão à escola. Eles saberão responder, mas se fosse eu, e se tivesse preferência de um em relação a outro, diria eu o que queria ao invés de deixar na mão da escola decidir por mim.

teresa disse...

Boa tarde,
tenho uma dúvida no meu livro de código diz que nos cruzamentos e entroncamentos os condutores de velocípedes, de tracção animal ou animais devem ceder a passagens aos veiculos a motor, mesmo se os primeiros se encontrarem à direita dos últimos.
No entanto , hoje numa das perguntas dos testes de codigo apareceu uma situação em que um velocipede se encontrava precisamente à direita e eles consideram a resposta como se devessemos ceder a passagem ao velocipede.

O Instrutor disse...

Teresa,

Segundo as alterações ao código da estrada os velocípedes deixam de ter de ceder a passagem a veículos a motor.

O Instrutor disse...

Teresa,

Segundo as alterações ao código da estrada os velocípedes deixam de ter de ceder a passagem a veículos a motor, isto é, passam a estar em igualdade de circunstâncias.